50 ANOS da JoIa da Nicaragua


Primeira empresa a produzir charutos no país, Joya de Nicaragua tem uma história de superação

Este ano mais uma fábrica produtora de charutos comemora seu cinquentenário. Joya de Nicaragua que foi criada com o nome de Nicarágua Cigar Company nasce em 1968 e foi a primeira fábrica de charutos do país. Fundada por dois cubanos, Simon Camacho e Juan Francisco Bermejo que não tiveram sucesso no empreendimento e a fábrica mudou para Esteli, terceira maior cidade do país. As novas instalações foram construídas por Anastasio Somoza Debayle que era o presidente da república naquele período e quem comprou a marca dos cubanos.

A produção de tabaco na Nicarágua começou muito antes da revolução cubana em 1959 quando Fidel Castro tomou o poder depondo Fulgêncio Batista. Antes da revolução Cuba comprava tabaco Nicaraguense para produzir parte dos charutos que enviava para o seu maior mercado que era o Estados Unidos.

A situação mudou drasticamente pós revolução, em 1962 quando o presidente norte-americano John Kennedy assinou o embargo aos produtos cubanos. Daquele momento em diante nenhum produto cubano poderia ser comercializado entre os dois países.

Donos de fábricas como Montecristo, Partagás, Romeo y Julieta, Hoyo de Monterrey entre outras tiveram suas fábricas confiscadas pelo governo cubano e partiram para outros países vizinhos para produzirtabaco e charutos. Uma das áreas mais promissoras com solos férteis era a Nicarágua que já produzia tabaco desde 1964 e ganhou em 1968 sua primeira fábrica.

Em 1970 Joya de Nicaragua recebeu um grande reconhecimento quando Somoza visitou Richard Nixon na Casa Branca. Após um jantar, como manda o protocolo Nixon ofereceu um charuto a Somoza que ficou em dúvida sobre o que escolher. Foi então que ele teve a ideia de pedir a um assessor uma caixa de seus charutos e ofereceu a Nixon que gostou e passou a consumir e oferecer Joya nos jantares da Casa Branca. A propaganda ajudou a popularizar ainda mais a marca.

Infelizmente as coisas mudaram muito e, em 1979 o país foi tomado por uma Revolução e Guerra Civil, de um lado Sandinistas, do outro o governo de Somoza. A fábrica foi invadida, serviu de base militar para os dois lados do conflito, foi bombardeada por aviões e suas paredes serviram de muro para execuções sumárias, um período negro em sua história.

Durante este período o governo de Ronald Reagan estabeleceu um embargo contra o país e a produção de Joya de Nicaragua foi transferida para a fronteira com Honduras onde a produção foi feita nas instalações de Nestor Plasencia, uma das marcas mais tradicionais do país. Com a queda do governo e vitória dos Sandinistas a situação começou a voltar ao normal, mas durante sua fuga Somoza levou vários documentos importantes da empresa e vendeu a marca em um leilão nos Estados Unidos.

O novo governo ofereceu a fábrica aos trabalhadores que sabiam fazer charutos, mas não sabiam nada sobre vendas. Foi aí que recorreram a Alejandro Martínez Cuenca que já tinha sido ministro de governos anteriores para que os ajudasse. Cuenca assumiu os custos de produção e virou o novo proprietário conseguindo comprar a marca de volta.

Desde 2012 a fábrica está sob o comando de Juan Martinez, filho mais novo do Dr. Cuenca que tem feito um excelente trabalho em definir blends e linhas de charutos para atender os mais de 50 países para onde a empresa tem exportações.

Atualmente a empresa produz 12 marcas divididas em quatro grupos, a Nicaraguan Heritage tem o Clássico, o Antaño, Antaño Dark Corojo e Antaño Gran Reserva. A linha Joya foi desenvolvida por Juan Martinez e tem quatro estilos, Joya Red, Joya Black, Joya Silver e Joya Cabinetta.

Atendendo a pedidos dos apreciadores foi lançada a linha Rosalones e Rosalones Reserva e como edição comemorativa temos o Cuatro Cinco, comemorativo dos 45 anos e agora o Cinco Décadas que comemora o cinquentenário da marca.

Ainda em ritmo de comemorações a empresa lançou recentemente um livro com 204 páginas dividido em 11 capítulos que leva o leitor a uma jornada através da história do tabaco na Nicarágua e na cidade de Esteli dos anos 1900 até os dias de hoje. Com certeza será um ótimo companheiro para um Joya, a joia da Nicarágua.

Anterior Festival é palco de novidades das 4 principais manufaturas do país
Próximo Da terra para o céu OS PLASENCIA

Sem comentário

Deixe uma resposta