As 4 principais técnicas para enrolar charutos


Enrolar charutos é uma das formas de arte mais técnicas, que como a maioria das pinturas, esculturas e músicas, não pode ser feita da mesma maneira usando tecnologia. Sabemos que não seria a mesma coisa se um robô pintasse a Mona Lisa, de Da Vinci. Com os charutos é a mesma coisa, os charutos Romeo y Julieta e Cohiba não serão os mesmos se feitos por máquinas. Por isso, o “enrolar charutos” é considerada a técnica mais autêntica.

Em Cuba, essa tradição é feita há mais de 200 anos, por isso os torcedores cubanos são considerados os melhor no mundo na profissão. Eles não precisam de muitas ferramentas para trabalhar, apenas um mesa e uma cadeira, um tábua de madeira (diferente do que muitos acreditam, os charutos não são enrolados nas coxas do torcedores), uma faca, um cortador circular para cortar o capote, uma guilhotina, um pouco de cola e um medidor. Entretanto, mesmo com essas ferramentas, um torcedor ser seria inútil sem seu conhecimento e experiência.

Existem diversas maneiras de enrolar charutos. Aqui estão as 4 principais técnicas:

Entubado: Este método é considerado o mais clássico entre as técnicas. As folhas do miolo são enroladas individualmente e postadas uma do lado da outra e reunidas em montes. A folha Ligeiro (a que dá ao charuto sua fortaleza) é posicionada no meio do miolo. Depois, a folha Seco (que contribui frequentemente para o aroma do charuto e aumenta sua combustibilidade) é colocada ao lado. A última folha é o Volado (queima mais rápido e possui um sabor mais ameno que as demais). Uma das três folhas de capote é colocada ao lado e o torcedor completa o charuto enrolando o monte com ela.

Acordeón: as folhas do miolo são dobradas uma por uma de fora para dentro. Depois colocadas uma sobre a outra, fazendo com que cada folha lembre um acordeón. Assim como o método Entubado, as folhas então são enroladas na folha de capote e capa. Este método é preferido por muitos porque, devido as dobras, cria um excelente fluxo no charuto.

Livro: o método mais fácil e mais simples de enrolar um charuto. Neste método, o torcedor coloca as folhas do miolo uma sobre a outra e depois dobra elas feito um livro. A desvantagem desta técnica é que ela não garante um grande fluxo no charuto.

Lieberman: seu nome vem da peça de equipamento que é usada no processo. Lieberman é uma ferramenta feita para ajudar o torcedor no processo. A estrutura de aço com um tapete de borracha é coloca na mesa do torcedor e vai segura as folhas de capa e capote, que então serão enroladas por uma alavanca operada pelo torcedor. A vantagem desta técnica é que ela reduz o amontoado nos charutos e aumenta a produtividade do torcedor. Entretanto, muitos vêem esse método como uma forma inferior de produção e optam pelas técnicas mencionadas anteriormente.

 

Anterior 2ª Edição do Festival Origens reúne aficionados por charutos de todo o Brasil
Próximo Ponta dos Ganchos apresenta sua programação de Natal

Sem comentário

Deixe uma resposta