Cidade 24 horas


Rijksmuseum

Uma das capitais europeias mais agitadas Amsterdam tem atrações para todos os gostos.

Por César Adames

Amsterdam não para. Esta é uma cidade que vive 24 horas e tem tem atividades e atrações para agradar todo mundo. Com uma quantidade enorme de museus, cervejas, queijos e a tabacaria mais antiga do mundo é um convite a tentar visitar e conhecer todas estas maravilhas. A vantagem de ser uma cidade plana onde todas as atrações ficam próximas ajuda muito. Por isso vamos caminhar e seguir este roteiro.

MUSEUS

Com mais de 50 museus na cidade fica difícil escolher o que visitar, mas se tiver pouco tempo recomendo três que com certeza são os mais representativos e também os mais visitados. Comece pelo Rijksmuseum onde ficam expostas as obras de pintores como Rembrandt além de outros mestres como Jan Steen e Jan Vermeer. Além das pinturas porcelanas de Delft, trajes e vestuários históricos que pertenciam à realeza são atrações neste que é o maior museu da cidade.

No Museu Van Gogh está a maior coleção de pinturas e desenhos deste gênio da pintura. Entre as mais de 200 obras estão os Girassóis e os Comedores de Batata além de desenhos, cartas e obras de outros artistas que inspiraram Van Gogh.

Cartões dos diversos museus da cidade

A casa onde Anne Frank e sua família se escondeu dos nazistas durante a segunda guerra mundial é um dos mais visitados pelo público. O quarto no sótão do prédio onde a família se escondeu está vazio, decorado apenas com fotos de revistas coladas nas paredes pela própria Anne durante os anos em que ela esteve escondida. No térreo fica o escritório da empresa do pai de Anne que foi restaurado ao estilo da época e lá também fica o diário original e outros manuscritos que relatam todo sofrimento pelo qual ela passou. Para evitar filas e perda de tempo é melhor comprar os ingressos de todos museus pela internet.

HOUSE OF BOLS

Logo na chegada no aeroporto, no caminho para o hotel e em diversos locais da cidade é possível ver uma grande divulgação da House of Bols The Cocktail & Genever Experience. O local é um museu que conta a história dos coquetéis e licores produzidos em Amsterdam desde 1575 por Lucas Bols e sua família. A forma interativa como é explicada a produção de vodka, gin e licores é tão boa que ganhou um prêmio de Best Exhibition and Experience algo como melhor exposição interativa.

Nas primeiras salas voltamos no tempo por meio de filmes e fotos para mostrar como tudo começou. Na sala Hall of Taste que é muito colorida, os visitantes são convidados a experimentar as diferentes essências dos principais licores produzidos pela empresa. São vários frascos com líquidos coloridos numerados com borrifador para sentir seus aromas.

A parte final da visita é no Mirror Bar onde ficam bartenders servindo coquetéis. Máquinas interativas ajudam você escolher o drink que está incluso no tour baseado nos aromas que você mais gostou durante a visita.

House of Bols

CERVEJAS

Outro passeio muito popular na cidade é visitar a Heineken Experience no prédio onde funcionava a antiga cervejaria, uma das mais consumidas do mundo. O tour é livre com relação ao tempo e cada um faz a passagem pelos ambientes a hora que quiser. Dá pra conhecer a história da marca através de fotos, objetos e antigas propagandas.

O ingresso dá direito a uma pulseira que permite o consumo de dois chopes no final do tour, além disso ainda dá pra imprimir seu nome em uma garrafa de Heineken. Para finalizar uma super loja com centenas de itens da marca fazem a alegria de qualquer apreciador.

Outra opção muito interessante é a Brouwerij ‘t IJ, cervejaria que fica embaixo de um dos monumentos históricos da cidade, um antigo moinho de vento. No verão ou com dias de sol fica difícil encontrar lugar para sentar, além de fabricar diversos estilos de cervejas ela tem quatro sazonais e algumas edições limitadas. Dá pra pedir uma régua de degustação com diferentes estilos acompanhadas de queijos e embutidos para acompanhar.

Prédio da antiga cervejaria Heineken

TRADIÇÃO E ARTE

Para os apreciadores de charutos visitar a P.J.C. Hajenius é como ter uma aula de história do Tabaco, a loja abriu em 1826 e é a mais antiga do mundo. Ao entrar você logo sente a atmosfera de imponência e austeridade, muita madeira, enormes lustres e aquele aroma de tabaco pelo ar.

São diversos ambientes, numa sala climatizada eles guardam cuidadosamente seus estoques de Habanos e de outras marcas. Além dos charutos feitos a mão a tabacaria tem uma linha feita à máquina especialmente para eles. Lá você também pode encontrar cigarrilhas, cachimbos e todos os tipos de acessórios associados a esta nobre arte.

Em outra sala intermediária existe uma enorme vitrine com os mais variados tipos de cachimbo. Logo em seguida fica a sala onde estão os cofres com caixas de charutos de seus clientes e ao final um grande salão para degustar seus charutos com tranquilidade. A loja oferece cursos e degustações com frequência e fica a alguns passos do Dam principal praça de Amsterdam.

Outra opção que merece ser visitada é a La Casa del Habano que fica localizada dentro de um Hotel que anteriormente era um conservatório musical. Dentro da loja é possível encontrar um piano umidor com vários charutos em seu interior.

BEBENDO BEM

Um dos melhores bares de Amsterdam é o Tales & Spirits que está na 35ª posição entre os 50 melhores bares do mundo. Ele fica em uma rua estreita quase escondida, e é pequeno, mas muito acolhedor com uma carta de drinks bem interessante com cerca de 60 coquetéis.

El Tango, La Muerta, No Siesta…No Fiesta! todos seus drinks tem uma história para contar o que torna a tarefa de escolher muito mais divertida. Para os fãs de Star Wars eles tem um trio de coquetéis baseados nos episódios 4, 5 e 6 da trilogia.

Outro bar que vale a pena conhecer é o Feijoa Bar que fica em uma esquina e tem grandes janelas de vidro que permitem ficar degustando um bom drink enquanto vê o movimento da cidade. Com uma coquetelaria clássica e criativa ainda tem uma ótima opção de petiscos para acompanhar.

Interior da Tabacaria P.J.C. Hajenius

QUEIJO, QUEIJO, QUEIJO

Muitas pessoas já ouviram falar e provavelmente já experimentaram os queijos Gouda e Edam. Estes dois estilos duros e suaves receberam o nome das cidades em que foram fabricados e vendidos. Além deles existem outros que também são muito importantes para a economia de exportação da Holanda, cada um com sabores e texturas diferentes. Não deixe de experimentar o Maasdammer, com sabor de nozes e grandes buracos, o Boerenkaas ou o queijo de cravo da Frísia.

Outra iguaria local que você não pode deixar de provar é o Arenque, peixe pequeno e gorduroso que é preparado de várias formas. Ele é vendido por toda cidade e tem um festival só para ele.

Anterior LUTANDO POR RESPEITO
Próximo Mercado de gigantes

Sem comentário

Deixe uma resposta