COMER, BEBER E FUMAR EM BANGCOC


Uma das cidades mais interessantes da Ásia oferece uma experiência sensorial completa com bons pratos, drinques e charutos

POR CESAR ADAMES

Bangkok – ou Bangcoc, em português – é a capital da Tailândia. Seu nome, quando escrito em tailandês, consta no Guinness Book como o mais extenso do mundo: Krung Thep Mahanakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit. São 168 letras no total.

A cidade é um dos principais destinos turísticos do mundo onde religião e paganismo, tradições ancestrais e modernidade e beleza e caos convivem harmoniosamente. Uma das formas mais prazerosas de se locomover na cidade é usando os barcos que navegam pelo Rio Chao Phraya, a grande artéria que corta a capital. Em suas margens ficam os templos budistas mais importantes, como o Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda), o Wat Pho (Templo do Buda Reclinado) e o Wat Arun (Templo do Amanhecer), além do Grand Palace, residência real por muitas gerações.

Os estabelecimentos comerciais são vistos também como pontos turísticos da cidade e a grande maioria fica nos bairros Sian e Ratchaprasong. Andar por Bangcoc pode ser um desafio pois a maior parte dos endereços e das placas está escrita em tailandês, mas, com a ajuda do Google Maps a coisa fica muito mais fácil.

Infelizmente não existem voos diretos do Brasil para a Tailândia e é necessário fazer pelo menos uma parada para se chegar ao destino final. Uma das formas mais interessantes é embarcar no Airbus A380-800, maior avião de passageiros do mundo, operado pela Emirates, e que voa diariamente para Dubai partindo de São Paulo. São 14 horas até Dubai e depois mais seis horas até Bangcoc.

5 BARES

A grande maioria dos melhores bares de Bangcoc fica dentro dos hotéis. Na maioria dos casos, no último andar deles. A cidade tem a maior concentração de rooftop bars no mundo e cada um deles oferece uma vista espetacular.

O bar mais famoso e visitado fica no topo do Hotel Lebua, o Sky Bar, que ficou conhecido mundialmente por uma das cenas do filme Se Beber Não Case 2. Além dos drinques, é possível jantar com uma vista 360º, mas fique preparado para encontrar muitos turistas que vão lá para tirar fotos do local.

Um dos mais novos de Bangcoc é o Red Sky, que fica no 55º andar do Centara Grand Hotel, em Siam Square, que é o centro comercial da capital tailandesa. O prédio do Centara Grand é fácil de ser localizado pois tem arcos que mudam de cor à noite. No mesmo prédio, no andar 56, fica o Cru bar, uma casa de espumantes que, depois das 22h, tem DJ tocando músicas para dançar.

O Hotel Muse é outro local que conta com dois bares no mesmo andar. O The Speakeasy e o Blind Pig at Speakeasy ficam no 24º andar do prédio. O primeiro foi inspirado nos bares que surgiram durante a Lei Seca nos Estados Unidos e o segundo oferece charutos aos clientes e tem uma entrada secreta onde é permitido fumá-los.

Outras duas opções interessantes são o Char, bar que fica no 26º andar do Hotel Indigo, e o So Sofitel, que tem uma vista privilegiada do Lumphini Park. E vale a pena chegar cedo para ver o pôr do sol com um bom drinque.

4 RESTAURANTES

A primeira dica que dou é: se for possível, e tiver tempo, faça uma aula de culinária. Além de entender um pouco mais sobre os ingredientes, fica mais fácil entrar no clima e no estilo da cozinha asiática. Uma boa opção é o Blue Elephant, que, além de ser um dos restaurantes mais representativos da Tailândia, tem uma escola de gastronomia que oferece aulas todos os dias da semana, na parte da manhã e também à tarde. Lá é possível aprender os clássicos e depois degustá-los.

Outro restaurante que vale a pena visitar é o Issaya Siamese Club, que ocupa a 21ª posição no ranking do Asia’s 50 Best Restaurants. Ele fica em um bairro próximo ao centro, em uma casa antiga com amplo jardim. No comando está o chef Ian Kittichai, responsável por receitas criativas com toques clássicos.

O Nahm ocupa a 5ª posição no ranking do Asia’s 50 Best Restaurants e fica dentro do Como Metropolitan Hotel. O ambiente e a decoração são bem mais modernos que, os dos outros restaurantes da Tailândia. O responsável pela cozinha é o chef australiano David Thompson. Não deixe de experimentar o smoky beef curry with chilli leaves.

Considerado o melhor restaurante da Ásia em 2017 pelo 50 Best Restaurants o Gaggan é uma casa indiana progressista. Isso significa que você vai comer pratos indianos com técnicas e texturas totalmente diferentes, sem perder a tradição de sabores. O menu atual tem 25 pratos, todos em pequenas porções, e custa R$ 360. Para conseguir um lugar é importante fazer reserva com muita antecedência.

2 TABACARIAS

Tabaco e bebidas alcoólicas na Tailândia têm uma alta carga tributária. O preço dos charutos chega a ser 10% mais alto que aqui no Brasil. Mesmo assim vale a pena dar uma passada na La Casa del Habano de Bangcoc, que fica dentro do Mandarin Oriental Hotel, o mais tradicional da cidade. A oferta de charutos é muito grande, com quase todas marcas e bitolas, além de edições especiais feitas para a Ásia e o Pacífico.

O Cohiba Atmosphere é outra plataforma de negócios da empresa cubana Habanos S.A. São poucos espaços como este no mundo, com um conceito de lounge e diversos serviços muito semelhantes aos da Caruso. O de Bangcoc, além de uma ótima tabacaria e salas para degustação, tem um espaço em parceria com a marca de Single Malt Balvenie e uma oferta de uísques de várias idades.

Matéria retirada da 3ªEdição do Caruso Journal

 

 

Anterior TABACO E CULTURA EM HAVANA
Próximo AMOR PURO

Sem comentário

Deixe uma resposta