Entrevista com o Rabino Sany Sonnenreich


O Rabino Sany Sonnenreich é diretor da entidade Makom Jardins-Moema, que faz parte da rede mundial Olami, com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores. Presente nas redes sociais Youtube, Instagram e Facebook, com mensagens de vida rápidas, bem humoradas e motivantes numa linguagem acessível a todos, Sany conversa com o Caruso Journal a respeito da religião judaica e, é claro, charutos.

QUEM É SANY SONNENREICH?

Bom, eu sou o Rabino Sany Sonnenreich ou Rav Sany, que Rav é Rabino em hebraico, e com 16 anos eu já sabia o que queria ser. O que é uma coisa rara, pois com 16 anos o jovens nem pensa no que vai querer ser, qual vai ser a sua função, sua missão. Mas eu nessa idade já comecei a me preparar porque eu sabia que queria atuar dentro da juventude. Me apaixonei pelo judaísmo quando era jovem, então eu falei que se no futuro tiver a oportunidade de compartilhar isso com os outros jovens, vai ser o modelo ideal para a minha ocupação diária. Então eu me preparei em Israel por 8 anos para ser Rabino.

ME TIRA UMA DÚVIDA,O QUE É UM RABINO?

A maioria das pessoas diz que o Rabino é o padre dos Judeus, mas não é. O Rabino na verdade é um amigo, aquela pessoa que vai estar do seu lado nas horas boas e ruins, ensinando e orientando. Ele é um líder que está para te proporcionar aquilo que você mais precisa. Então é uma vida dedicada em prol do bem-estar do próximo.

COMO ALGUÉM SE TORNAR UM RABINO? COMO É A PREPARAÇÃO?

Eu acho que tudo tem a ver com a vocação. Não é todo mundo que pode se tornar um, pode até tentar mas eu acho que é preciso ter um dom, ter vocação para isso. Esse dom vai ser aperfeiçoado com conhecimento, que é a chave para tudo. Eu costumo dizer que o conhecimento leva ao amor, quem não gosta conhece nada de charutos não vai amar um charuto. Mas quem conhece, ama. Quanto maior o conhecimento, maior o amor e maior a alegria, então se a gente quer se amar e ser feliz, a gente precisa primeiro se conhecer. Dentro dos nossos centros jovens procuramos orientar a juventude em busca do autoconhecimento. Eu me preparei 9 anos em Israel para ser Rabino.

VOCÊ PODERIA APROFUNDAR UM POUCO MAIS SOBRE A RELIGIÃO JUDAICA?

O judaísmo não é uma religião, é um povo, o povo judeu, o povo de Israel. Porque a religião é uma coisa que os homens, se reuniram e estipularam. A religião judaica ela é baseada em uma revelação para milhões de pessoas, que aconteceu há 3.300 anos atrás no Monte Sinai, no deserto, onde Moisés trouxe os dez mandamentos. Lá nasceu o povo judeu e desde lá esse conhecimento divino vem sendo transmitido, de Moisés para os sábios, dos sábios para outros sábios, de geração para geração e hoje todas as sinagogas do planeta leem a mesma Torá que foi transmitida para ele no Monte Sinai.

DESCULPA A PERGUNTA, MAS O QUE É A TORÁ?

A Tora é a cultura judaica, dividida em 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômios, depois temos as profecias, que foram escritas pelos profetas, e as escrituras. Então todo esse compilado é a Torá escrita. Tem a Torá oral também, que é a explicação do que está escrito, porque sem a Torá oral você não entende o que está escrito. Exemplo, na Torá está escrito “Guardar o sábado”, mas o que isso quer dizer? Na Toral oral explica que Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo descansou, então nós também devemos parar de trabalhar e de “criar”. É um dia para deixar as coisas do trabalho de lado e passar com a família, chamamos isso de Shabat.

EU SEI QUE EXISTEM ALGUMAS REGRA PARA ESSE DIA, QUAIS SÃO ELAS?

O conceito geral é não criar. Assim como Deus parou de criar, nós também paramos de criar. Mas o que significa criar? Existem 39 trabalhos que devemos evitar aos sábados, não sendo um deles pode fazer a vontade mas é preciso estudar para entender. Por exemplo, dentro da sua casa você pode carregar o sofá quantas vezes quiser, mas carregar algo em um recinto público não pode, porque é um trabalho. Mesmo que seja um alfinete, não importa o esforço, tem a ver com criar. Tem a questão da eletricidade, no Shabat devemos subir de escada.

O JUDAÍSMO TEM ALGUMAS DATAS ESPECÍFICAS, CERTO? CONTE UM POUCO MAIS SOBRE ISSO

São as datas de festividades. Daqui a um mês é o Rosh Hashaná, que é o ano novo judaico, o dias mais importante do ano, pois segundo a tradição judaica foi nesse dia que Deus criou o homem, Adão e Eva, então todos os dias nessa mesma data ele faz um balanço geral da humanidade. O Rosh Hashaná é dia introspecção, de analisar o ano que passou e projetar um ano melhor.

E TEM UM PERÍODO VOCÊS FICAM SEM SE ALIMENTAR?

Você fez lição de casa antes do bate-papo, né? (risos) Dez dias depois é o Yom Kipur (Dia do Perdão), é uma oportunidade que Deus deu uma vez ao ano para nós nos limparmos e abrirmos uma página nova. Tudo que foi feito antes, se você aproveitar o Yom Kipur, vai desaparecer e você tem uma nova chance. Esse é um dia que não comemos e não bebemos, um jejum completo de 24 horas, e passamos ele praticamente dentro da sinagoga. Ele começa no Pôr do Sol, com uma reza de anulação das promessas, porque vai que você prometeu alguma coisa e não cumpriu? Tentou, mas não deu. Então você anula como se essa promessa não tivesse existido. Depois temos uma outra oração, vamos dormir e acordamos bem cedo, porque tem a reza matinal, a reza da tarde e a última reza, que é a Neila, que o último momento que dizemos que os portões estão se fechando, a última chance de ser perdoado.

E NO DIA SEGUINTE TEM UMA CELEBRAÇÃO? PORQUE PASSAR 24 HORAS EM JEJUM NÃO É FÁCIL

Na verdade antes do jejum já tem uma alimentação reforçada. Mas esse jejum do Yom Kipur não é um jejum triste, é um jejum de espiritualidade. Porque a comida é um bem material, então esse dia a gente vai se igualar ao anjos um dia por ano e é uma sensação muito boa.

VOCÊ COMENTOU AGORA SOBRE A COMIDA. EXISTE UMA COMIDA ESPECÍFICA, CERTO?

Existe uma dieta Casher, ou Kosher. O que é essa alimentação? A tradução para essa palavra é “apropriado para consumo de acordo com os critérios bíblicos”, então tem animais que nós comemos e os animais que não comemos. Existem os “sinais” que devemos seguir: animais com cascos fendidos e ruminantes, peixes com escamas e barbatanas, e algumas aves. Mas mesmo dentro desses sinais existem regras: dentro do abate o animal não pode sofrer, então tem um abate especial, e nós não comemos o sangue, porque a alma está no sangue. As pessoas falam que os judeus não comem porco, mas tem uma curiosidade sobre isso. O porco não é ruminante mas tem o casco fendido, ele mostra para todo mundo que ele é casher mas ele não é, então o porco representa a falsidade.

SÃO PAULO, HOJE, É A MAIOR COMUNIDADE JUDAICA DO BRASIL. VOCÊ SABE ESTIMAR A QUANTIDADE?

Se eu não me engano, são 75 mil judeus em São Paulo e 120 mil em todo o Brasil. Depois de São Paulo vem o Rio de Janeiro e depois Porto Alegre.

CONTE MAIS SOBRE OS PROJETOS QUE VOCÊ AJUDA

Eu estou focado os centro jovens, no momento temos 4 espalhados por São Paulo e cada um abrange uma região, tem um Moema, tem Jardins, Higienópolis e Pinheiros. Eles abraçam a comunidade judaica jovem, então tem almoço, palestras, debates, cursos e viagens focadas nos jovens. Paralelamente a tudo isso, eu tenho sido convidado para dar palestras motivacionais, não necessariamente para a comunidade judaica, porque o conteúdo que eu transmito é motivacional, acessível a todos os públicos e objetivo. 

COMO VOCÊ COMEÇOU A FUMAR CHARUTOS?

É estranho, né? Eu tenho lembranças de quando eu era pequeno, do meu pai que fumava charuto com amigos, mas eram só lembranças. Quando eu comecei a atuar como Rabino, precisei a preparar muitos conteúdos, para aulas, palestras, etc. E o charuto era meu melhor amigo nessas horas de preparação, eu fazia um café, sentava com calma e degustava um charuto. Ele me ajudava a relaxar para abrir a mente para preparar esses conteúdos. No meu dia a dia o charuto se encaixou bem.

QUAIS SÃO SEU CHARUTOS PREDILETOS?

Gosto mais dos charutos cubanos, eu tenho uma queda pelo Wide Churchill, primeiro pela construção e pela bitola, acho que encaixa bem. E segundo, o Winston Churchill foi uma pessoa marcante para o povo judeu, salvando muitas vidas durante a Segunda Guerra. Esse robusto tem um aroma incrível, eu acho ele maravilhoso.

QUAIS SÃO SEU HOBBIES? VOCÊ TEM ALGUMA RESTRIÇÃO OU PODE FAZER O QUE QUISER?

Tudo é permitido, até que Deus proíba (risos). O judaísmo ele tem uma visão de que nós não devemos nos afastar do mundo. Tem algumas religiões que existem algumas restrições, mas para nós o mundo foi criado para usufruirmos. Se não fosse Rabino, eu gostaria de ser comediante, proporcionar alegria para as pessoas é meu hobby. Outro hobby é fumar charutos, gosto muito. Escrever, ainda que demore mas gosto bastante. Viajar com família, ao menos uma vez ao ano gosto de viajar com a família. E ler a Torá, todo dia aprendo algo de novo.

QUAL O SEU SONHO?

Nunca ninguém me perguntou isso. Meu sonho é chegar no final da minha vida, olhar para trás e me orgulhar do que eu fiz, sabe? Me sentir bem. Eu vim, vivi e venci. Eu realmente contribui com algo grande.

Anterior Você sabe como é feito o vinho rosé?
Próximo Um legado de Gerações

Sem comentário

Deixe uma resposta