Mundial de Endurance de Volta ao Brasil


WEC estará de volta ao Brasil com as 6 Horas de São Paulo

O Caruso Journal conversa com Nicholas Duduch, associado da Caruso e CEO da N/DUDUCH Motorsport, empresa responsável pela organização e promoção da etapa no Brasil

Por André Zanete

Distante do Brasil desde 2014, o FIA World Endurance Championship (WEC), principal campeonato de corridas de longa duração do planeta, acertou seu retorno ao país para a realização de três edições da etapa Brasileira. A primeira etapa, será realizada no Autódromo de Interlagos no dia 1 de Fevereiro de 2020, fazendo parte da temporada 2019/2020.

O anúncio do retorno do Campeonato Mundial ao País foi feito no dia 22 de março de 2018, no Hotel Grand Hyatt São Paulo. No dia do anúncio estiveram presentes Nicholas Duduch, Gérard Neveu (CEO do FIA WEC), Cédric Vilatte (Gerente de Evento do FIA WEC), João Amaral (SPTuris), Waldner Bernardo (Presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo) e Bruno Senna, um dos embaixadores da prova.

“Tem sido uma longa e celebrada história entre o Brasil e o motorsport, e o WEC está lisonjeado em retornar ao Autódromo José Carlos Pace. O paddock e todos os competidores estão felizes que o WEC estará de volta ao Brasil e estamos ansiosos para encontrar os fãs brasileiros apaixonados pelas 6 Horas de São Paulo. O retorno para a América do Sul é uma boa notícia particularmente para os pilotos Bruno Senna, Augusto Farfus, André Negrão e José Maria Lopez que estarão defendendo as cores de suas bandeiras e a honra da América do Sul. Nós estamos muito felizes em estar de volta e agradecemos a Cidade de São Paulo, São Paulo Turismo, o Autódromo de Interlagos e Nicholas Duduch e sua equipe por fazerem acontecer este evento”, disse Gérard Neveu após a divulgação oficial da data do retorno.

O campeonato conta atualmente com oito etapas ao redor do mundo. A mais famosa delas é a tradicional prova das 24 Horas de Le Mans, a corrida mais famosa e importante do automobilismo mundial, que em 2018 foi realizada pela 86a vez na história e teve a equipe da Toyota Gazoo Racing como vencedor. O trio da equipe japonesa foi formado por Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1.

A N/DUDUCH Motorsports é uma empresa que tem como objetivo realizar os maiores e melhores eventos esportivos de automotor, além de promover novos negócios e experiências únicas, aproximando o público de empresários, marcas e influenciadores. A origem da empresa está na união de três empreendedores: Nicholas Duduch, Moyses Parizatto e Patrícia Negrini.

André Caruso conversa com Nicholas Duduch

O QUE DIFERE A WEC DA FÓRMULA 1?

O WEC no mundo é tão importante e tem tanta representatividade quanto à Fórmula 1. É um campeonato mais competitivo, mais inovador e mais global. O WEC é uma corrida muito mais acessível para o público com valores muito mais viáveis, pensando nas famílias. Além de ser mais acessível para as empresas que queiram participar conosco, sendo como patrocinadoras ou apenas criar ativações e experiências. Outro diferencial, é que o Pit walk é aberto à todos. No WEC, todos que vão assistir a corrida tem acesso ao Pit Walk, podendo ficar perto dos carros, pilotos, tecnologia e etc.

COMO FUNCIONA UMA CORRIDA DA WEC?

Ótima pergunta. As corridas do WEC vão de 4 horas de duração até 24 horas, que é o caso da emblematica 24 Horas de Le Mans, que é disputada anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, na França. Nas etapas do WEC correm quatros categorias de carros ao mesmo tempo e é isso que dá o grande dinamismo e a grande emoção. Isso deixa todo mundo muito empolgado assistindo a prova. Temos os carros que são Protótipos e os carros que são GT (Gran Turismo), ou seja, nos Protótipos temos LMP1, que são os protótipos de Le Mans (que é dividida em P1 Hybridos e não Hybridos) e LMP2; depois temos GTE PRO e GTE AM. Então, temos quatro categorias correndo ao mesmo tempo, dentro da mesma prova, ou seja, temos quatros premiações diferentes na corrida.

O CALENDÁRIO 2019/2020 JÁ ESTÁ FECHADO?

Já temos um calendário oficial para a temporada 2019/2020. A abertura do campeonato será no dia 1 de setembro, em Silverstone (Inglaterra); depois temos uma etapa no Japão, em outubro; a terceira etapa vai ser realizada no mês de novembro em Shangai; depois Bahrein, em dezembro; aí vem para o Brasil, no dia 1 de fevereiro de 2020, para a realização das 6 Horas de São Paulo; seguido de Sebring, nos Estados Unidos; Spa (Bélgica) em maio e termina com as 24 Horas de Le Mans, em junho.

QUAIS OS PLANOS PARA DEPOIS DA TEMPORADA DE 2019/2020?

Temos um contrato de três anos com a WEC, ou seja, por três anos estaremos promovendo uma etapa do Campeonato Mundial aqui em São Paulo. Ao término desses três anos, nosso contrato tem uma renovação por mais três anos, então por pelo menos seis anos temos a possibilidade de estar trabalhando esse grande evento no Brasil.

QUAIS SÃO AS PERSPECTIVAS PARA O EVENTO NO BRASIL?

Estamos buscando criar um envolvimento com os apaixonados pelos esportes à motor. Queremos também, criar um envolvimento entre as empresas, criar um processo de relacionamentos e experiências únicas, ou seja, criar ativações, eventos, encontros e momentos em que a gente possa divulgar um pouco do esporte à motor e compartilhar a paixão pelo automobilismo, como por exemplo, com os clientes que frequentam aqui a Caruso. Não é simplesmente a corrida. Entenda, a corrida é o “Grand Finale”, ou seja, existe toda a organização e processo de envolvimento ao longo deste um ano de preparação. Esperamos um público de 40 a 50 mil pessoas.

COMO VAI SER FEITA A TRANSMISSÃO DA CORRIDA?

Hoje a transmissão é feita por canal fechado, a Fox Sports. Porém estamos em negociações com emissoras para tentar levar a WEC para a tv aberta.

COMO VAI SER A ESTRUTURA DO EVENTO?

A última prova da WEC no Brasil tinha 26 carros, 14 equipes e 10 fabricantes. Este ano são 35 carros no grid, poderemos então esperar no mínimo 35 carros para nova emporada, já é uma diferença relativamente grande em relação a prova de 2014. Vamos ter um trabalho muito forte de Gamification, valorização de marca e inteligência para impulsionar o patrocinador e unir os fãs do automobilismo. Teremos, principalmente, muitas áreas direcionadas e preparadas para receber as famílias dos fãs. A principal delas é um grande Village com shows, roda gigante, área kids, área gamer, espaço mulher, food trucks e exposições de vários tipos. Por esse motivo a prova vai ser realizada no sábado, para poder valorizar a família, para que todos possam aproveitar desse espaço e terminar o evento com um grande show.

Carros das categorias LMP1, LMP2, GT PRO e GT AM, respectivamente (Fotos: José Mario Dias)

 

Anterior Ponta dos Ganchos Exclusive Resort recebe gestora global de treinamentos da Sisley Paris
Próximo 50 anos de um Ícone

Sem comentário

Deixe uma resposta