UMA EXPERIÊNCIA CULTURAL


Além de seu rico universo de tabaco, o Puro Sabor, da Nicarágua, impressiona até aficionados com passeios, cozinha típica e boas doses de rum

Por Alexandre Avellar

Os olhos do mundo do charuto se voltaram para a Nicarágua entre os dias 16 e 20 de janeiro para a quinta edição do festival Puro Sabor. As cidades históricas de Granada e Estelí, conhecidas como as capitais do tabaco do país, receberam mais de 400 pessoas da indústria, da imprensa e aficionados de vários lugares do mundo.

O primeiro dia de atividades, nas cidades de Granada e Masaya, tinha como foco proporcionar experiências ligadas ao turismo local. Na parte da manhã, os visitantes fizeram um passeio de barco pelas Isletas de Granada, um conjunto de mais de 360 ilhas vulcânicas no grande Lago Nicarágua.

O almoço foi realizado na reserva natural do vulcão Mombacho, um dos mais icônicos do país, e várias atividades, como caminhadas, tirolesa e degustações de charutos e cafés, animaram o primeiro dia de evento. 

O final da tarde foi reservado para uma experiência única: uma visita ao vulcão Masaya. Ele ainda está ativo e é possível ver a lava no fundo de sua imensa cratera.

A noite de abertura foi realizada em uma fortaleza espanhola de 1748, chamada La Pólvora. Nada menos que cinco charutos foram distribuídos enquanto todos desfrutavam de um jantar típico nicaraguense.

Na quarta-feira, dia 18 de janeiro, os participantes foram para a cidade de Estelí e as atividades ligadas ao tabaco começaram. Entretanto, uma parada estratégica no meio do caminho para um charuto e um café tornou a viagem mais descontraída e marcou o início das degustações do dia.

O casarão principal da plantação de Nestor Plasencia recebeu os aficionados para um almoço campesino e apresentou seu mais recente lançamento: o Plasencia Alma Fuerte. O evento marcou a abertura de uma verdadeira imersão no mundo do tabaco.

Os participantes foram divididos em grupos para visitas a fábricas e plantações das principais marcas de charutos, conhecidos no Brasil como off Cuba. Fabricantes como Joya de Nicarágua, Padrón, Oliva, Rocky Patel, entre outros, receberam todos de braços abertos, promovendo muitas experiências relacionadas a todos os processos de produção dos seus premiados puros.

Os tamanhos das fábricas e plantações, assim como os processos de produção e controle de qualidade empregados pelos produtores do país, são características que impressionaram até mesmo os apreciadores mais experimentados.

Enquanto os dias eram reservados para a programação relacionada ao plantio e à produção, as noites se converteram em momentos de descontração e, principalmente, confraternização entre os participantes e os grandes produtores da Nicarágua. Não faltaram pratos típicos, coquetéis clássicos, muito rum e, é claro, charutos para tornar as noites ainda mais agradáveis e promover uma grande experiência cultural.

A Noite de Gala foi realizada na imensa fábrica da Drew Estate. Nesse dia mais cinco charutos foram servidos, com destaque para os premiados Liga Privada, de fabricação da própria Drew Estate, e Oliva Série V. Uma banda animou a festa até a madrugada, enquanto os participantes dançavam na pista, já sob o efeito de algumas doses de rum, em uma noite que parecia não ter fim. Essa foi a coroação de um festival que vem evoluindo muito, e já garantiu seu espaço entre os grandes eventos desse mercado.

A Nicarágua hoje é reconhecida como um dos principais países produtores de tabaco no mundo. Mais de 50 fábricas de charutos estão estabelecidas na cidade de Estelí, e o país vem aumentando sua participação no mercado internacional a cada ano.

 

Matéria retirada da 2ªEdição do Caruso Journal

Anterior NOTAS DE UM FESTIVAL
Próximo ONDE HÁ FUMAÇA...

Sem comentário

Deixe uma resposta