72 Horas em Munique


Capital da maior festa de cerveja do mundo a cidade une cultura, boa gastronomia e charutos é claro

Toca o telefone e sou surpreendido por uma pergunta. “Quer ir para Munique participar da Oktoberfest daqui duas semanas?” Esta é uma daquelas perguntas que não se demora mais do que 5 segundos para responder. Malas prontas lá vou eu para Munique para um tour de 3 dias que foi bem intenso.

A cidade de München que significa Monge tem sua origem com um assentamento de monges beneditinos na antiga rota do sal. Sua data de fundação é de 1158 quando foi citada oficialmente em um documento. Capital do estado alemão da Baviera no sudeste do país, conta com uma população de 1.5 milhão de habitantes e é a terceira cidade mais populosa do país depois da capital Berlim e de Hamburgo.

Destruída durante a Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída nas décadas após o conflito. Atualmente a cidade é um importante centro de desenvolvimento financeiro, logístico, cultural e político da Alemanha e Europa central. É a sede de grandes companhias como a montadora BMW e capital alemã das empresas de TI.

FESTA DA CERVEJA

É em Munique que todos os anos acontece a Oktoberfest, também conhecida como Wiesn. A festa que é o maior evento cervejeiro do mundo é um dos principais atrativos turísticos da Alemanha.

Criado pelo rei bávaro Ludwig I para celebrar o seu casamento em 1814, a festa recebe hoje em dia mais de 7 milhões de visitantes e tem versões menores em várias cidades pelo mundo. Ela começa sempre no sábado depois do 15 de Setembro ao meio dia com a tradicional cerimônia de abertura “O’zapft is”, e seu término é duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de Outubro. Daí vem a origem do nome Oktoberfest já que em alemão, Oktober significa outubro e Fest, festa, traduzindo Festa de Outubro.

A festa de Munique acontece em um grande parque o Theresienwiese, um campo aberto no centro da cidade com 46 hectares. É ali que são montadas as grandes tendas das cervejarias produzidas na cidade.

Mais da metade de todas cervejas produzidas na Alemanha estão no estado da Baviera e seis delas na cidade de Munique como a Paulaner, Augustiner, Hofbräu, Spaten, Hacker-Pschorr e Löwenbräu. A tenda da Paulaner que é uma das maiores do evento chega a receber 30.000 pessoas por dia em dois turnos de 6 horas cada.

SABOR DA BAVIERA

As opções gastronômicas são enormes, a cidade é famosa por seus biergarten (jardim da cerveja) que são os locais ideais para provar excelentes pratos típicos da culinária bávara. Uma boa opção para começar é o mercado Viktualienmarkt.

Um dos ícones da cozinha alemã é a Weisswurst, a tradicional salsicha branca feita com carne de vitela que é servida com mostarda adocicada. Ela é servida no típico café da manhã bávaro acompanhada do Brezel, conhecido por aqui como Pretzel. Este pão tem um formato todo enroscado, é polvilhado com sal grosso, e é encontrado em qualquer lugar.

 

Outro clássico é o Eisbein, joelho de porco, pedaço enorme de carne que tem uma crosta crocante e carne suculenta. Um dos lugares mais tradicionais para comer é o restaurante Haxnbauer considerado o melhor restaurante de Munique para joelho de porco.

Também não deixe de experimentar o Schnitzel, filé de vitelo empanado, e para prová-lo, sugiro dois ótimos restaurantes o Paulaner im Tal, da cervejaria Paulaner, e o Zum Augustiner, da cevejaria Augustiner.

ONDE FUMAR

Esta foi a grande decepção da viagem, Munique é uma cidade independente, ou seja ela é a sede do governo da Baviera que tem leis diferentes dos outros distritos alemães. Por conta disso é proibido fumar em todos os locais fechados da cidade só restando a rua e algumas mesas de cafés.

Uma pena pois a cidade tem três grandes tabacarias que valem a visita. A primeira é a La Casa del Habano de Munique, franquia da Habanos S.A. onde só são vendidos charutos cubanos. A loja tem uma decoração moderna, uma série de acessórios muito interessantes, e até um espaço que poderia servir para degustar um charuto não fosse a lei tão severa.

Pfeifen Huber é uma das tabacaria mais tradicionais de Munique e uma das mais antigas com 155 anos. Fundada em 1863 a loja é um clássico e tem todos tipos de artigos para apreciadores de charutos, cachimbo e outros tipos de tabaco. A seleção de cubanos e off cuba impressiona, além de ter uma boa oferta de bebidas como whisky e rum.

A Max Zechbauer produtos de tabaco foi fundada em 1830 e tem 188 anos. Foi um dos primeiros a comercializar charutos cubanos e é a mais antiga loja especializada em charutos da Alemanha, que tem a 7ª geração da família no comando da loja.

Em 1911, a empresa mudou-se para a chamada Casa Zechbauer, em frente à Ópera Estatal da Baviera. A loja histórica foi modernizada e ampliada com a instalação de um walk in humidor sem alterar seu estilo antigo. Em 1973, a Zechbauer tornou-se a primeira fornecedora de charutos Davidoff fora da Suíça. Foi nesta loja que encontrei finalmente tabaco brasileiro.

UM CAFÉ E A CONTA

Já que não dá para fumar em vários locais de Munique a solução foi encontrar um café com mesas na calçada. Caminhando pela cidade encontrei o Schumann’s Tages bar. Um café que também serve drinks, de propriedade de Charles Schumann uma lenda viva da coquetelaria alemã. Com 76 anos de idade ele gerencia um grupo de bares e cafés onde o Schumann’s Bar figura na 43ª. posição entre os 50 melhores bares do mundo. O Tages Bar tem a vantagem de ter mesas na calçada e uma carta de drinks com café que vão muito além do Irish Coffee. Com certeza uma ótima forma de finalizar esta viagem tão interessante.

Endereços

Haxnbauer – Sparkassenstraße 6
Paulaner im Tal – Tal 12
Zum Augustiner – Neuhauser Str. 27
La Casa del Habano Munique – Ledererstraße 19
Pfeifen Huber – Tal 22
Max Zechbauer – Residenzstraße 10
Schumann’s Tagesbar – Maffeistraße 6

Anterior CHARUTOS E VINHOS
Próximo Recôncavo Baiano é palco do 2º Festival

Sem comentário

Deixe uma resposta