Bon Appétit


A nova cozinha do Caruso Lounge

Um almoço na nova cozinha do Caruso Lounge

Por André Zanete

P ensando sempre em encantar, o Caruso Lounge expandiu seu serviços e inaugurou o Caruso Gourmet. O mais novo restaurante do Itaim Bibi está localizado dentro da própria Caruso e apresenta uma grande variedade de opções, preparados pelos Chefs Felipe Gatti e Victor Miranda.

Entre os pratos principais há receitas como Salmão com Crosta de Pistache; Ancho Suíno com Purê de Cenoura Caramelizada e Farofa de Oleaginosas; Medalhão ao Molho de Fígado de Pato com Crisps de Jamón; Spaghetti ao Molho Pesto e Camarões Grelhados; e Risoto de Funghi com Medalhão ao Vinho Barolo. Na carta de sobremesas há como Entremet de Chocolate Belga; Brownie com Sorvete de Creme; Petit Gateau; e Cheesecake de Frutas Vermelhas.

O restaurante foi inaugurado oficialmente no final do mês de maio. Para celebrar, a Caruso convidou seus associados para participarem de uma feijoada com caipirinhas. A partir do mês de junho, a Caruso estará realizando aos sábados almoços especiais no novo espaço.

O Caruso Journal resolveu aproveitar da nova cozinha e realizar uma matéria gastronômica. Chamamos o Chef e Sommelier Thomas Ziemer para conhecer o novo espaço e preparar um pequeno almoço harmonizado com vinhos e charuto. Para tornar a matéria mais interessante, convidamos o advogado Cláudio Haase para participar do almoço.

ENTRADA

Carpaccio de Vieiras

O primeiro prato preparado foi Carpaccio de Vieiras com Maçãs Verdes e Cebola Roxa, harmonizado com o Espumante Victoria Geisse. As vieiras e a cebola roxa foram marinadas no Jerez e cobertas com cebolete francesa e crocantes de bacon.

Pertencente da família dos moluscos, a vieira é um ingrediente sofisticado e um pouco difícil de ser encontrado. Este molusco de carne branca é encontrada dentro de duas conchas em forma de leque. Sua carne tem consistência mais firme que a de outros moluscos, como a ostra, e fica boa tanto grelhada ou gratinada.

O Espumante Victoria Geisse foi escolhido por possuir características semelhantes com o prato. O espumante brasileiro é composto de 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir.

A Chardonnay é sem dúvida uma das melhores uvas brancas cultivadas no mundo. Este reconhecimento se dá por se tratar de uma cepa que consegue se adaptar a diferentes condições de solo e clima, por isso, é amplamente cultivada e vinificada. Sua acidez harmoniza perfeitamente com a acidez do prato.

Se a Chardonnay é uma uva fácil de se cultivar, o mesmo não pode ser dito da Pinot Noir. Esta uva é considerada a uma das mais difíceis de ser cultivada, mas também é considerada como a uva que produz os vinhos mais elegantes do mundo. Por ser uma uva bem sutil, ela harmoniza com o bacon.

SMALL PLATE

Para a segunda entrada, conhecida também com Small Plate, Thomas serviu Pargo cozido molho Rockefeller – feito de vinho branco, creme de leite, alho, espinafre, queijo parmesão. O prato foi harmonizado com o Vinho Branco Château La Nerthe Châteauneuf-Du-Pape 2016, feito a partir de uma mistura de uvas do Sul da França.

Engana-se quem pensa que o Châteauneuf-du-Pape é feita somente de tintos. Este vinho é feito da mistura de quatro uvas do Sul da França: Le Grenache Blanc, La Clairette, La Roussanne e Le Bourboulenc. Este é um vinho potente e persistente em boca que aguenta toda a estrutura e gordura do molho Rockfeller.

PRATO PRINCIPAL

Como prato principal, foi preparado um Baby Beef de Alcatra feito no sous vide, à 52°C, durante 1h. A carne foi selada na chapa e servida acompanhada de molho Roti com ervilhas, bacon defumado, sálvia, alho, cogumelos paris, jerez, vinho branco e alho assado por cima e com batatas assadas ao forno para acompanhar.

Baby Beef de Alcatra

Este prato foi harmonizado com o Amarone Della Valpolicella La Groletta 2015, um vinho que tem 30% de uvas passas no mosto, por isso, ele possui um nível de álcool mais alto, 15%, e um açúcar residual um pouco maior que os vinhos tintos tradicionais. Este Amarone tem um final de boca doce porém alcoólico, harmonizando muito bem com a gordura do prato e preparando a boca para a degustação do charuto.

SOBREMESA

O último prato do almoço foi Maçã Cozida com Caramelo, Cravo e Canela e sorvete de creme com fava de baunilha para acompanhar. Esta sobremesa harmoniza muito bem com o Château Rieussec Sauternes 2007, um vinho de excepcional numa grande safra, que pode ser apreciado agora ou conservado por muitos anos.

No final do almoço foi degustado o charuto o Cohiba Talisman Edición Limitada 2017, uma bitola inédita no portfólio da Habanos, apresentada no XIX Festival del Habanos. Este charuto de grosso calibre e fortaleza média-grossa, tem como característica um sabor complexo e muito aromático.

Almoço na nova cozinha do Caruso Lounge

Todos os vinhos utilizados neste almoço podem ser encontrados na adega da Grand Cru Caruso Lounge.

Anterior Mercado de gigantes
Próximo Sisley Paris inaugura o Ponta dos Ganchos Spa by Sisley

Sem comentário

Deixe uma resposta