Cerveja, cerveja, bares & Charutos


Cidade de Burges

Uma tour pelas principais cervejarias belgas e pelos mosteiros trapistas que também produzem a bebida

Por César Adames

A Bélgica é um país da Europa Ocidental membro fundador da União União Europeia e país sede desta organização. Ainda tem em sua capital capital Bruxelas a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN.

Com uma população de quase 11 milhões de habitantes ela é composta de dois grupos linguísticos, os flamengos, que falam holandês e os valões que falam francês. Suas duas maiores regiões são Flandres, no norte com 60% da população e a região da Valônia ao sul habitada pelos outros 40%.

O nome Bélgica vem de Gália Belga, província romana que era habitada por povos celtas e germânicos. É conhecida também por fazer parte dos países baixos, Bélgica, Holanda e Luxemburgo chamado de BENELUX. Por estar localizado em uma parte central da Europa várias batalhas famosas de duas guerras mundiais e a derrota de Napoleão em Waterloo aconteceram em seu território.

O país é reconhecido por ter sido o inventor das batatas fritas, do bombom de chocolate e por produzir algumas das melhores cervejas do mundo. Que tal conhecer um pouco mais sobre isso e programar suas próximas férias para um tour de cervejas e charutos?

CERVEJAS TRAPISTAS

Três rótulos da Cerveja Chimay

Para ser considerada uma cerveja Trapista, ela deve ser produzida pela Ordem Cisterciense da Estrita Observância que tem atualmente 20 mosteiros espalhados pelo mundo. Destes apenas 11 produzem cervejas em abadias que devem cumprir um conjunto de regras muito específicas. As três principais são; a cerveja deve ser fabricada dentro dos muros de um mosteiro Trapista pelos próprios monges ou sob sua supervisão, a cervejaria deve ter importância secundária dentro do mosteiro e deve seguir práticas de negócios adequados ao modo de vida monástico. Para finalizar a cerveja ali produzida não deve dar lucro, a renda obtida pela venda das garrafas deve cobrir o custo de vida dos monges e a manutenção dos edifícios e terrenos do mosteiro. Se após a venda sobrar algum dinheiro ele deverá ser doado para instituições de caridade.

Das 11 abadias que produzem cervejas 6 estão na Bélgica e são as mais conhecidas entre os apreciadores como a Chimay, Achel, Orval, Rochefort, Westvleteren e Westmalle. Ter a possibilidade de fazer um tour pelos mosteiros e provar suas cervejas é uma verdadeira benção. Alguns mosteiros permitem a visita ao seu interior mas não a produção de cerveja. Mas em todos sempre você irá encontrar um bar com as cervejas sendo vendidas e servidas para quem quiser experimentar.

OUTRAS CERVEJARIAS

Entrada da Cervejaria Bourgogne des Flandres em Bruges

Segundo o livro All Belgian Beers podemos encontrar mais de 1600 rótulos de cervejas produzidos no país. Além das

 

Trapistas que são as mais cultuadas por conta de sua história existem grandes cervejas que valem a pena serem visitadas e degustadas.

Uma cerveja que vale a pena experimentar e visitar é a Bourgogne des Flandres que fica na cidade de Bruges, ela é produzida através de um blend de Lambic com Dark Ale, e depois maturada em barris de carvalho. Lambic é uma das mais antigas cervejas do mundo, ela é produzida através da fermentação espontânea com leveduras presentes no ar, sem a adição controlada de fermento que acontece com as cervejas Ales e Lagers. Uma das cervejarias mais icônicas deste estilo é a Brasserie-Brouwerij Cantillon, pequena cervejaria familiar belga localizada em Anderlecht, Bruxelas fundada em 1900.

Outro ícone belga é a Brouwerij Duvel Moortgat cervejaria que produz a cerveja Duvel que mantém o controle familiar desde sua fundação em 1871. A cerveja é exportada para mais de 40 pais e o seu nome, Duvel no dialeto local significa diabo.

BARES

Bar In de Verzekering tegen de Grote Dorst

Caso não tenha tempo para visitar as cervejarias não deixe de visitar os bares da Bélgica, a seleção de cervejas é

excelente e alguns cardápios chegam a ter mais de 400 rótulos. Em Bruges não deixe de visitar o Café Vlissinghe que abriu suas portas em 1515, uma placa em seu interior diz o seguinte “talvez o bar mais antigo do mundo”. Sua estrutura passou por reformas, mas desde o século XIX sua decoração permanece intocada. Não deixe de provar a cerveja feita exclusivamente para a casa.

Uma outra opção com muita história também é o In de Verzekering tegen de Grote Dorst ou numa tradução literal, o seguro contra a grande sede. O bar já ganhou diversos prêmios pela variedade de cervejas ácidas que tem, além do excelente serviço. Mas sua história mais interessante é que só abre aos domingos das 10h às 20h e fica na frente de uma igreja. Logo após a missa, muitos fiéis passam por lá para um bate papo com os amigos antes de voltar para casa e almoçar com a família. O bar fica a meia hora do centro de Bruxelas.

TABACARIAS

Degustar um bom charuto na Bélgica é muito fácil com a rede de lojas da La Casa del Tabaco de propriedade de Dominique Gyselinck, nas cidades de Bruges, Knokke, Gent, Hasselt e Kortrijk. Dominique já ganhou o prêmio de comercialização de charutos cubanos dado pela Habanos S.A. durante o Festival del Habano de 2015. Além de uma grande seleção de Habanos e Off Cuba é possível encontrar ediciones regionais de países como Portugal, França, Suíça e Rússia entre outros.

Em Bruxelas a rede de lojas La Casa del Habano tem dois endereços, o da Rua Faider é a maior e ainda tem dois ambientes para degustar seu charuto com tranquilidade.

La Casa del Habano em Bruxelas

CAMINHANDO POR BRUXELAS

Por seu tamanho, é uma das poucas capitais europeias que dá pra conhecer caminhando. A Grand Place é a praça central da cidade, considerada por muitos turistas a mais bela do mundo. Se tiver tempo vá até a Maison du Roi, a Casa do Rei, hoje Museu de Bruxelas que foi construído em 1536 e nunca serviu para casa de Rei nenhum, mas já foi usada como cadeia e como centro de arrecadação de impostos.

Bruxelas não é só cerveja e chocolate, ela também é conhecida por seus personagens de animação. Você sabia que os Smurfs, que completam 60 anos em 2018 são da Bélgica? O repórter belga Tintim também, criado por Hergé tem até um museu. Por toda a cidade é possível encontrar pinturas nos muros que fazem menção a estes personagens.
Outra atração que atrai multidões tem apenas 60 cm de altura e troca de roupa quase todos os dias. O Manneken Pis é um dos maiores símbolos da Bélgica e é a estátua de um garoto urinando. Uma das lendas de sua criação da conta que no final do século XII, o filho de um duque foi encontrado fazendo xixi contra uma árvore no meio de uma batalha e foi por conta disso foi imortalizado em uma estátua de bronze como símbolo da coragem militar do país. Ele tem um guarda roupa com mais de 1.000 peças que vestiu nos últimos anos de acordo com a ocasião ou festividade que está representando.

BRUGES MEDIEVAL

Vale a pena começar seu passeio pela Bélgica em Bruxelas, pois quando você chega a Bruges você vai voltar no tempo. A cidade foi capital do comércio da Europa no início do Renascimento, e nesta época possuía mais habitantes do que Londres. Hoje em dia a cidade e seu centro histórico foi declarada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO.

O Grote Markt ou Market Place é a principal praça da cidade. É rodeada por construções maravilhosas onde se destaca a Torre Belfort, uma imponente construção com um campanário de onde se ouve o badalar dos sinos durante todo o dia.. Não deixe de subir na torre para apreciar a linda vista da cidade lá de cima. Cada um dos 366 degraus valem a pena.

Alguns dos principais pontos de Bruges estão ligados ao cristianismo, na Basílica do Sangue Sagrado, está guardado um frasco com gotas do sangue de Jesus Cristo trazidos direto de Constantinopla durante as cruzadas pelo conde de Flandres.

Depois destas visitas não deixe de visitar um dos restaurantes nas ruas laterais que cortam a praça principal e peça um dos grandes pratos belgas o moules-frites (mexilhões com batatas fritas). Se ainda tiver tempo vá até o Bruges Beer Museum, que conta a história dos rótulos típicos da região, seus métodos de fabricação e ingredientes básicos.

Grand Place em Bruxelas durante o Belgian Beer Weekend
Anterior Feliz 2018
Próximo Ponta dos Ganchos Exclusive Resort recebe gestora global de treinamentos da Sisley Paris

Sem comentário

Deixe uma resposta