CLÁSSICOS, OU QUASE ISSO


Caruso Journal seleciona quatro modelos de relógios clássicos, entre esportivos e formais

POR THOMAS ZIEMER

A minha paixão por relógios vem desde os meus 15 anos, quando vi, numa vitrine da antiga Natan, um Breitling Aerospace todo de titanio e fundo azul. Ao completar 18 anos ganhei o relógio de aniversário dos meus pais, e o tenho com muito carinho e apreço até hoje. O que mais me fascina nos relógios não são apenas sua beleza e suas funcionalidades, mas as lembranças e histórias que eles carregam. Nesta breve matéria comentarei sobre quatro clássicos que julgo importantes peças na coleção de qualquer aficionado.

CARTIER SANTOS 100 CARBON 2004

Com mais de 100 anos de história, esta jóia que mostra o passar do tempo foi um desejo do aviador brasileiro Santos Dumont dever a hora em pleno voo. Louis Cartier, seu grande amigo, tornou realidade em 1904. Em 2004, comemorando o centenário do modelo, houve uma reedição em versões mais modernas, como esta com caixa de aço carbono de 51mm, fundo preto, pulseira de kevlar, sem perder o toque clássico da marca, fecho deployant. Um relógio automático mais esportivo, com detalhes clássicos, para ser usado desde situações cotidianas ao black-tie.

PIAGET ALTIPLANO SQUARE 2000 

Desde sua fundação, em 1874, a manufatura suíça esbanja luxo, elegância e inovação. Não consigo pensar na marca sem citar seus movimentos ultrafinos. Este relógio da foto é o Altiplano Square de ouro branco e movimento 438p, um dos movimentos a corda mais finos do mundo, com apenas 2.1 mm de espessura, e 19 jóias (com a caixa e o mostrador de safira, o relógio não passa dos 3 mm) feito inteiramente na Maison Piaget. Certamente é uma joia que, de tão leve e fina, veste o braço com tanta naturalidade que às vezes até se esquece que o está usando.

BREITLING EMERGENCY MISSION 2008 

Primeiro relógio de pulso do mundo dotado de um mecanismo chamado PLB (Personal Locator Beacon) e que permite lançar um alerta de emergência via frequência de rádio, possibilitando a localização e o salvamento, se necessários de quem o estiver usando. Um relógio grande, imponente e com uma funcionalidade indispensável para quem gosta de aventuras ou é apenas um viajante precavido, como eu. Com sua enorme caixa de aço, seu aro de titânio e sua pulseira de borracha, marcou história por sua função e pelo movimento patenteado Super Quartz.

ROLEX SUBMARINER NO DATE 1994 

A Rolex é o Cohiba dos relógios, reconhecido mundialmente por seu prestígio, sua qualidade e sua precisão. O modelo Submariner foi lançado em 1953 e se tornou o primeiro relógio do mundo com resistência a 100 metros de profundidade, com a caixa feita de uma peça sólida de aço chamada de Oyster Case. Já é um clássico dos clássicos. O modelo da foto é um Submariner de 1994, chamado de No Date por não mostrar a data. Foi o preferido de Steve McQueen e Sean Connery.

 

Matéria retirada da 3ªEdição do Caruso Journal

 

Anterior Clube do Malte no Caruso Lounge
Próximo A CARNE É FORTE

Sem comentário

Deixe uma resposta