Destilando a Escócia


O Whisky escocês é bebida nacional e embaixador deste pais que tem mais de 100 destilarias de Single Malt

Por Cesar Adames

A bebida é uma das principais fontes de renda da Escócia, pode ser encontrada em duas versões, Blended Whisky, elaborada com diferentes grãos e destilada em alambiques de aço no estilo coluna ou na versão Single Malt Whisky, produzido apenas com cevada maltada em alambiques de cobre.

A categoria Single Malt Whisky é a mais valorizada pelos apreciadores pois tem uma grande complexidade de aromas e sabores. Existem atualmente cerca de 118 destilarias de Single Malts divididas em cinco regiões, Campbeltown, Islay, Lowlands, Highlands e Speyside, cada uma delas com suas características.

Neste artigo vamos apresentar 7 destilarias que representam muito bem o que de melhor a Escócia produz. Glenfiddich, Glenlivet e The Macallan ocupam os três primeiros postos de vendas. Cardhu é o single Malt que entra na composição do Blended Whisky Johnnie Walker e Strathisla é a base para produção de Chivas Regal. Ainda temos dois whiskys muito defumados como Ardbeg e Laphroaig que combinam muito bem com charutos.

Ardbeg

Foto: Cesar Adames

A destilaria de Ardbeg fica na costa sul da ilha de Islay, foi fundada em 1798 mas começou a comercializar seus whiskys no ano de 1815. Como a grande maioria das destilarias da Escócia durante grande parte de sua história ela produziu whisky para ser utilizado na elaboração do Blended Whisky.

Sua produção foi diminuindo e em 1886 foram apenas 300,000 barris com 60 trabalhadores empregados. Em 1981 a destilaria fechou, reabriu em 1989 para fechar novamente em 1996 quando pertenceu ao grupo Hiram Walker.

Em 1997 voltou a produzir single malt whisky sob o comando do grupo francês Louis Vuitton Moet Hennessy – LVMH. O produto assinatura da marca é o Ardbeg 10 carregado em toques defumados e salinos.

 

Foto: Cesar Adames

Cardhu

Cardhu deriva do gaélico escocês Carn Dubh, que significa ‘Black Rock’, ou rocha negra. Foi fundada por John Cumming em 1824 e em 1893 passa a ser controlada pela empresa John Walker and Sons Ltd, proprietária dos blends Johnnie Walker. Sua produção de Single Malt passa então a ser parte importante na elaboração dos blends da maior parte da linha Johnnie Walker.

Após uma reforma em 1960 com seis alambiques para destilação a marca volta a ser vendida ao público como Single Malt. Atualmente são produzidos cinco estilos da destilaria, 12, 15 e 18 anos, Gold Reserve e Amber Rock. Infelizmente só o 12 anos está disponível no mercado brasileiro.

São oferecidos 4 tipos de tours na destilaria o mais interessante é o Cardhu Collection Tour, por 19 libras o participante pode degustar toda linha produzida no local.

Glenfiddich

Localizada na cidade de Dufftown, região que tem a maior concentração de destilarias por metro quadrado, a marca fundada em 1886 pertence ainda ao mesmo dono, o grupo William Grants & Sons que produz várias marcas de blended e single malts.

Em 1963, Glenfiddich foi o primeiro Single Malt a cruzar o oceano e chegar ao mercado norte-americano fazendo tremendo sucesso. Outra peculiaridade da marca é sua icônica garrafa triangular que faz com que ganhe destaque nas prateleiras dos bares.

Existem várias possibilidades de tour pela destilaria, uma das mais interessantes é a Glenfiddich Solera Deconstructed, que apresenta 4 amostras de 15 anos produzidas pelo sistema de Solera. Vale a pena também almoçar no Malt Barn, restaurante dentro da destilaria.

Sua linha de produtos é muito grande com mais de 30 rótulos. Para conhecer mais comece com os clássicos, 12, 15 e 18 anos.

Foto: Cesar Adames

 

Glenlivet

Em 1822 o Rei George IV visitou o vale de Glen Livet, na Escócia e o whisky já fazia parte da cultura local como hoje em dia. O único problema é que ele era ilegal e não recolhia impostos. Em 1823 o governo introduziu um sistema de regras e leis e baixou o preço das licenças para produção de álcool para tentar legalizar as destilarias.

George Smith já era um destilador e produzia cerca de 200 litros por semana e resolveu em 1824 legalizar seu negócio. Surge aí a marca Glenlivet, que não foi vista com bons olhos pela concorrência. George teve que andar armado com duas pistolas por vários anos, pois sofria constantes ameaças de seus vizinhos produtores.

Hoje em dia a marca é a segunda maior produtora de Single Malt e está presente em mais de 100 países. A destilaria tem um tour chamado Classic Tour por 10 libras com uma hora e quinze de duração. Ao final são degustados os whiskies com 15 e 18 anos.

Foto: Cesar Adames

Laphroaig

A destilaria fica na costa sul da ilha de Islay, ao lado de outras duas marcas clássicas, Ardbeg e Lagavulin. Seu nome vem de um termo gaélico para Baía Larga. Laphroaig surge em 1815, quando Donald e Alexander Johnston pertencentes ao clã Donald resolvem entrar no negócio das bebidas.

Após a morte dos dois, seus descendentes dirigiram a destilaria até 1887, quando ela passou para a família Hunter. O negócio seguiu assim até 1954, quando Ian Hunter, que não teve filhos, morreu e deixou a empresa como presente para um de seus diretores, Bessie Williamson.

Na década de 1960 e destilaria foi vendida para a empresa Long John International, que por sua vez pertencia ao grupo Allied Domecq. Atualmente a empresa pertence ao grupo japonês Beam Suntory.

A marca é a única a ter o Royal Warrant (Garantia Real) do Príncipe de Gales. Ela foi dada pessoalmente quando o príncipe Charles visitou a destilaria em 1994.

Strathisla

Para muitos esta é a destilaria mais antiga em operação na Escócia. Ela foi fundada em 1786 por George Taylor e Alexander Milne com o nome de Miltown. Mudou de nome algumas vezes e em 1951 recebe o nome definitivo de Strathisla.

Em 1950, um ano antes da mudança de nome, ela foi comprada em um leilão pelo grupo Chivas Brothers e seu single malt passa a fazer parte do blend desta marca tão tradicional.

Localizada na cidade de Keith, esta talvez seja a destilaria mais fotografada da Escócia por conta de seus telhados, chamados de pagodas – tipo de torre com múltiplas beiradas, muito comum na China e Japão.
O whisky produzido em Strathisla é transferido por um encanamento até a destilaria Glen Keith que fica próxima, para só então ser colocado para maturar. Alguns barris retornam para ser estocados na destilaria e dão origem a garrafas limitadas que só são vendidas lá.

The Macallan

A destilaria foi fundada em 1824 por Alexander Reid nas terras da família, conhecidas como Easter Elchies House, onde planta sua cevada e tem a nascente de água utilizada na produção de seu whisky. Em 1996 a marca foi comprada pelo grupo Edrington Group, que está investindo muito na expansão da marca e na construção de uma nova área de destilação e maturação dos barris.

The Macallan é considerada por muitos o Rolls Royce dos Single Malts, fama adquirida na década de 80 quando começou um projeto de maturação de seus whiskies em barris de Jerez espanhol. Atualmente seus whiskies são produzidos em diferentes linhas de produtos como a Sherry Oak, Double Cask, Fine Oak, The 1924 Series, The 1824 Collection e Limited Releases.

O The Six Pillars Tour, nome do tour pela destilaria, é uma ótima oportunidade de conhecer a destilaria e degustar cinco rótulos produzidos por 15 libras.

Foto: Cesar Adames
Anterior La Aurora
Próximo Ouro Líquido

Sem comentário

Deixe uma resposta