meu dia explorando a TERRA DANNEMANN


Charuto Dannemann

Era uma típica tarde tropical, nenhuma brisa, e o sol da Bahia estava tão entusiasmado quanto o meu guia na Fazenda Santo Antônio, propriedade da Dannemann

Eu não deveria me surpreender, mas é muito revigorante ver o amor, o cuidado e a atenção dedicados a cada detalhe dos tabacos premium aqui no Brasil.

Eu estou na Mata Fina visitando a Terra Dannemann, uma das regiões históricas de produtores de charutos, para ver, em primeira mão, como a missão da empresa é implementada no dia a dia.

A primeira coisa que me chama a atenção é o sentimento de família. Existe algo de muito pessoal e cativante na plantação da Terra Dannemann e na produção dos charutos artesanais. Apesar de fabricar charutos premium enrolados à mão para apreciadores de todo o mundo, a equipe permanece com os pés no chão e se orgulha simplesmente de entregar excelência, da mesma forma que o fundador Geraldo Dannemann decidiu fazer quando chegou a São Felix em 1872.

Fred, o nosso guia, explicou um pouco sobre o trabalho que eles fazem na fazenda e também no histórico Centro Dannemann, em São Felix. Tomamos um café e então fomos convidados a embarcar em um trem puxado por um trator utilizado no trabalho diário da lavoura.

Nós cruzamos suavemente os campos banhados pelo sol, começando o nosso caminho pelas sementeiras, onde delicadas sementes são trazidas à vida e cuidadas até se tornarem grandes o suficiente para sobreviverem sozinhas. Seguimos então para as instalações de tratamento de água para irrigação. Aqui, Carlos nos explica em detalhes o quanto é importante a água no processo de nutrição da plantação de tabacos da Dannemann. Você pode achar que a água da chuva coletada nas represas da fazenda deve ser boa o suficiente, porém, após décadas de experiência, o time de engenheiros agrônomos descobriu que a natureza precisa de uma pequena ajuda para remover alguns minerais que não colaboram para a delicada constituição da folha de tabaco.

Colheita das folhas de tabaco

Só então fomos em direção aos campos efetivamente. Com mais de 200 hectares de área plantada, essa vasta extensão de exuberantes folhas verdes parece um oásis. Bem, pareceria, se não fosse pela tela instalada acima dos campos, oferecendo uma suave sombra apreciada pelas folhas de tabaco Santo Antônio. A próxima parada se dá nos vários galpões de secagem e fermentação onde as folhas colhidas no campo são manualmente costuradas e embandeiradas para secar e desenvolver aromas e cores característicos. De volta ao conjunto principal de prédios, somos apresentados às incríveis pilhas de fermentação que descansam naquele lugar por mais de seis meses.

A nossa última parada é coroada com a incrível visita ao Centro Dannemann em São Felix. Uma tradição mantida desde a fundação da Companhia, e baseada exclusivamente no talento manual. Em uma linda edificação colonial, a arte de 20 habilidosas charuteiras nos leva ao final desta fascinante jornada do tabaco.

O dia passou muito rápido e eu sinto que estarei de volta, talvez para uma experiência mais profunda, enrolando charutos ou mesmo os degustando. Obrigado, Terra Dannemann, pela rápida, porém inspiradora viagem ao mundo do tabaco, para o qual já estou ansioso por retornar.

Para informações sobre tours:

terradannemann@dannemann-sa.com.br ou visite terradannemann.com/pt

 

Matéria retirada da 1ª Edição do Caruso Journal

Anterior Digno de Connoisseur
Próximo Prova de Fogo

Sem comentário

Deixe uma resposta