Interatividade e lançamentos marcam o 21º Festival del Habano


Foto: Habanos S.A.

Acesso à internet fez deste Festival o mais digital de todos os tempos

Pode parecer curioso, mas um dos pontos que mais chamou a atenção dos participantes do 21º Festival del Habano foi o amplo acesso à internet durante todo o Festival. O que pode parecer normal na maioria dos países do mundo, especialmente para os brasileiros que gozam de pleno acesso à rede, seja pela conexão por dados ou por acesso às redes wi-fi, marcou essa edição do Festival.

O acesso à internet em Cuba sempre foi muito limitado e até muito pouco tempo atrás era conseguido somente nos hotéis das grandes redes internacionais que operam, na maioria das vezes, em parceria com o governo cubano.
Como em qualquer lugar do mundo, a conexão à internet é uma necessidade e vem melhorando em questão de pontos de acesso e queda nos preços. Em Cuba, guardadas as proporções, tem acontecido o mesmo.
Pela primeira, vez os participantes tiveram acesso livre à internet no Palácio de Convenções, onde a feira, palestras e competições aconteciam e nas noites dedicadas aos lançamentos das marcas.

Como de costume a abertura do Festival aconteceu com a conferência de imprensa na qual a Habanos S.A., empresa que controla todos os processos de produção e comercialização dos charutos cubanos, apresenta os resultados do ano anterior e as novidades que entrarão em seu portfólio de produtos.

Noite de Abertura

Foto: Habanos S.A.

A noite de abertura foi realizada no Antiguo Almacén de la Madera y El Tabaco na revitalizada zona portuária de Havana. Neste amplo espaço hoje funciona uma cervejaria e sua estrutura foi perfeita para abrigar os convidados e participantes da primeira noite do Festival, dedicada à marca San Cristóbal de La Habana.
A noite foi muito especial, pois 2019 é o ano do 20° aniversário desta marca que faz uma homenagem ao nome de fundação da cidade e também o ano do 500º aniversário da capital de Cuba. Na oportunidade, os participantes receberam um estojo contendo dois charutos: San Cristóbal de La Habana 20 Aniversário (cepo 52 por 162mm de comprimento) que será comercializado em uma bela caixa que imita um baú com 25 unidades para serem vendidas exclusivamente na rede de lojas La Casa del Habano e o segundo um San Cristobal de La Habana 1519 (cepo 57 por 170mm de comprimento) que terá sua venda exclusiva em 500 umidores com 100 charutos em cada.

lançamento do Hoyo de Monterrey Gran Reserva

O lançamento da Gran Reserva na linha Hoyo de Monterrey teve como palco o elegante Salão de Protocolo El Laguito. A primeira primeira Gran reserva da marca foi em nada menos que em uma das suas bitolas mais icônicas, o Double Corona (cepo 49 por 194 mm de comprimento). O Hoyo de Monterrey Cosecha 2013 será vendido em 5.000 caixas numeradas de 15 unidades e todas suas folhas passam por um envelhecimento de 5 anos antes de serem transformadas em um charuto.

Noite de Gala

A tradicional Cena de Gala encerrou o XXI Festival del Habano em uma noite de apresentação de três novas bitolas na marca Trinidad. A exemplo da Cohiba, a marca Trinidad foi criada para ser um presente diplomático e hoje goza de grande prestígio entre os aficionados. As 3 novas bitolas que serão incorporadas à marca são a Topes (cepo 56 por 125mm de comprimento), que saiu pela primeira vez no mercado em 2016 como uma Edição Limitada, a Esmeralda (cepo 53 por 145mm de comprimento) e a Media Luna (cepo 50 por 115mm de comprimento. Todas as novas bitolas serão comercializadas em caixas de 12 unidades e atendem a crescente demanda do mercado por charutos de cepo mais grosso dentro do vitolário padrão da marca.

Outros lançamentos

Além dos lançamentos da marca Trinidad apresentados na noite de gala, ainda celebrando os 50 anos da marca, a Habanos apresentou uma série limitada de 100 umidores numerados. Este umidor traz o Trinidad 50 Aniversário (cepo 59 por155 mm de comprimento), sendo o primeiro figurado produzido nessa prestigiada marca da Habanos.
Outra grande novidade apresentada neste Festival del Habano foram caixas mais elaboradas para as Edições Limitadas. Usualmente estas edições saiam em caixas similares às caixas das bitolas de produção regular e as novas caixas prometem conferir ainda mais exclusividade às edições.

As 3 edições limitadas para 2019

Montecristo Supremos (cepo 55 por 130mm de comprimento) caixa de 25 unidades
Ramon Allones Allones No.2 (cepo 52 por 140mm de comprimento) caixa de 10 unidades
Quai D’Orsay Senadores (cepo 48 por 157mm de comprimento) caixas de 25 unidades

Demais lançamentos

Exclusivo La Casa del Habano e Especialista en Habanos

Cohiba Novedosos (cepo 50 por 156mm de comprimento) caixa de25 unidades

Collección Habanos

Trinidad Casilda (cepo 53 por 185mm de comprimento) caixa que imitam um livro com 24 unidades

Bitolário padrão de marca

Punch Short de Punch (cepo 50 por 120mm de comprimento)caixa de 10 unidades

HABANOS WORLD CHALLENGE

O ano de 2019 ficou marcado pela segunda edição do Habanos World Challenge. Essa competição que teve sua primeira edição em 2018, se confirmou como um grande sucesso entre os competidores e também como um grande entretenimento para o público participante.

Em sua segunda edição a competição contou com melhorias e teve a participação em sua fase preliminar de cinco equipes: Chipre, Cuba, Itália, Líbano e Emirados Árabes Unidos.

Entre as provas desta primeira fase estava um teste escrito de conhecimento sobre o mundo dos Habanos, uma degustação às cegas de dois charutos, uma apresentação que envolvia demonstrações de corte e acendimento do charuto e uma harmonização entre charutos e bebidas escolhidos por cada uma das equipes.

A final aconteceu no último dia do Festival e teve um formato que lembrava uma competição de televisão. Nela, Daylin López e Mayli Mostaza, que foram finalistas pela segunda vez, representando Cuba e Aurélio Tufano e Giuliano Amaturo, representando a Itália, tinham que apertar uma campainha para responder trinta questões de múltipla escolha e depois para selecionar um tema para fazer uma apresentação.

A competição se encerrou com uma degustação às cegas onde os participantes tinham que adivinhar o charuto e a bebida que estavam experimentando. Em uma disputa muito acirrada, Aurélio Tufano e Giuliano Amaturo da Itália levaram a melhor e conquistaram a segunda edição do Habanos World Challenge.

A competição repetiu o sucesso da primeira edição e certamente ratificou seu lugar de destaque dentro do programa do Festival del Habano.

Foto: Alexandre Avellar
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