OFF CUBA CONSOLIDA SUA PARTICIPAÇÃO NO BRASIL


Mais de 158 charutos de novas marcas desembarcam no país – POR CESAR ADAMES

Se o ano de 2020 foi muito bom para charutos
fabricados na Nicarágua, República
Dominicana e Brasil o ano de 2021 foi
melhor ainda. Este foi o retorno do mercado de
tabacarias, produtores nacionais e importadores
com quem conversamos para esta matéria.

158 charutos em um ano

O ano foi muito bom para os apreciadores com
a chegada de 158 charutos diferentes de diversas
marcas que já estavam ou chegaram ao mercado
este ano. A única marca da República Dominicana
a entrar no mercado foi a La Galera, Arturo Fuente
e Vega Fina que já estão no mercado ampliaram sua
linha de produtos com a entrada de series especiais
como Arturo Fuente Opus X, Hemingway e Don
Carlos. Produzidos pela Tabacalera de Garcia
o Vega Fina lançou Fortaleza 2, Ano do Boi,
Vintage, Capa 20 e Jalapa.

 

A Nicarágua teve pelo menos 9 marcas novas
chegando ao Brasil, Guardians of the Farm, Joya de
Nicarágua, Rosalones, AJ Fernandez, Don Pepin,
Leon e Perla del Mar. A marca Perceverancia que
já estava no mercado apresentou novas linhas e
formatos que foram incorporados ao seu bitolario.
De Honduras tivemos a ampliação de charutos da
linha Don Blend e a marca Leon que além de ser
produzida na Nicarágua também é produzida em
Honduras por tabacaleras selecionadas para este tipo
de trabalho. Finalizando tivemos duas novas marcas
da Costa Rica, a Acosta Mollero e mais recentemente
Casdagli.

Brasil ganha cada vez mais espaço

Um dos maiores e mais antigo produtor de tabaco e
charutos no Brasil é a Dannemann. Em conversa
com Geraldo de Menezes, Diretor Geral da
Dannemann Brasil tivemos informações bastante
promissoras sobre o mercado nacional.

A Dannemann cresceu 32,8% em vendas em 2021 até
o final de outubro comparando com um crescimento
de 20,1% em 2021. Segundo Geraldo foi o melhor
ano de todos os tempos para a companhia que tem
sede na Suiça se comparado com o crescimento
médio do grupo que foi de 15%.

Além do aumento do consumo interno a aposta do
trabalho em marketing direto com o consumidor
final e lançamento de pelo menos um charuto por
ano faz parte deste sucesso. Em 2020 a empresa
liberou um segundo lote do formato Elementum que já tinha vendido
muito bem, em 2021 foi a vez de lançar o formato Torpedo agora com
capa Mata Fina. Para 2022 a empresa já tem um novo formato pronto
aguardando somente a melhor data para seu lançamento. Outro ponto que
indica este sucesso é a fila de espera de pelo menos 128 grupos que estão
aguardando a volta do projeto Terra Dannemann que permite conhecer
todas instalações da empresa.

A Dannemann foi uma das empresas nacionais que teve maior aumento de vendas no ano de 2021 / Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da Dannemann ainda tivemos lançamentos de novos charutos da
Leite & Alves, Le Cigar e Diogenes Puentes.

 

Nicarágua em alta

A Reality Cigars é uma das maiores importadoras de charutos do Brasil,
conversando com Daniel Babolin que é o Diretor Comercial da empresa
tivemos acesso a algumas informações que mostram muito bem o aumento
do consumo dos charutos da República Dominicana e principalmente da
Nicarágua.

Atualmente em quantidade de marcas a República Dominicana representa
5% das marcas enquanto a Nicarágua corresponde a 95%. Em volume
de vendas são 24% para República Dominicana e 76% para Nicarágua.
No total são 18 marcas distribuídas sem contar os inúmeros formatos e
linhas dentro de cada marca.

Segundo Daniel, o ano de 2021 foi muito bom pois com a entrada de
marcas com diferentes faixas de preços conseguiu atender clientes que
apreciavam charutos cubanos e nacionais. Outro fator de fidelização
foram as ações direta com lojistas e consumidores com a montagem de
kits de charutos que davam ao consumidor isqueiros, cinzeiros, camisetas
e até guitarras e caixas de som feitas com as caixas de charutos.
O crescimento da empresa foi de 31% entre 2019-2020 e de 85% de
202 até outubro de 2021. Com a participação na Black Friday e final de
ano o aumento foi de 110% de crescimento. Para 2022 a Reality deve
incorporar charutos de Honduras ao portfolio atual e trazer ao longo do
ano até 20 novas marcas.

 

Anterior VOLTA AO MUNDO EM QUATRO HABANOS
Próximo SAÚDE COMO UM TODO, SEMPRE!