O SUCESSO DO CARUSO LOUNGE NA VISÃO DE UM COLABORADOR


Empresa do mundo do tabaco completou 136 anos em 2021 e está forte como nunca – POR JONAS RIBEIRO

Nunca imaginei que uma tabacaria poderia ter tanto tempo de existência, muito menos que teria o sucesso que a Caruso tem – quando vi pela primeira vez uma fila de espera para acessar ao clube, fiquei boquiaberto. Quando fui contratado pela empresa, confesso, que não entendia. Com o passar do tempo fui assimilando, mas, hoje,
entendo seu sucesso, o porquê dele, e o que está por trás de tudo isso. Este texto é uma síntese de pouco mais de 9 meses de trabalho na Caruso, e como os bastidores influenciam no sucesso e grandeza da empresa.

Na minha primeira semana, quando tive a primeira conversa com o André Caruso, já notei que ali tinha algo a mais. Não era um simples chefe – daqueles que delegam as coisas e pronto -, mas sim de um líder, daqueles que mostram por diversas formas qual o jeito ideal de realizar as funções do cotidiano e, por muitas vezes, põe a mão na massa junto aos funcionários. Com o passar do tempo, e, naturalmente, aproximação com ele, essa questão só foi se confirmando. Desde que entrei, o foco maior sempre foi atender às necessidades dos clientes da melhor forma e achar a solução para os pequenos problemas do cotidiano.

Outro âmbito para o sucesso de uma empresa é a equipe. Neste caso, não se trata apenas de contratar bons funcionários, mas sim de extrair de cada um o melhor possível e fazê-los entender que cada setor tem suas
peculiaridades e sua importância para que o todo funcione perfeitamente. É como pensarmos em uma engrenagem, se um dos dentes dela estiver com problemas, muito provavelmente o desempenho do todo será comprometido. E na Caruso não é diferente. Temos reuniões mensais e, às vezes, semanais para todos os setores estarem alinhados e termos um padrão no modus operandi.

Um aspecto diferente que notei quando entrei aqui foi: além de ter ótimos profissionais em seus respectivos cargos, a união entre as equipes é notável. Temos alguns casos de amizades de mais de 10 anos – pode-se achar que isso não faz diferença, mas afirmo: faz. É diferente você lidar com pessoas que você conheceu há meses, em vez de anos. Com o passar do tempo, se cria respeito, união – além de ser mais fácil lidar, pois já se sabe os gostos e preferências da pessoa, o que auxilia nas relações cotidianas.

Além de todos os fatores citados acima, nenhuma empresa sobrevive sem um financeiro bom e responsável, e como diz o Gustavo – nosso líder financeiro- : “fazer o financeiro quando se tem dinheiro é fácil, o desafio é quando não tem”. Parece óbvio isso, mas não é simples assim. Há muitos casos de empreendimentos, em seus melhores dias, que acabam se perdendo nas contas. Contam muitas vezes com o futuro, que por mais otimista que pareça, é sempre incerto. Felizmente, vivemos um ótimo momento – vide abertura da nova unidade nos Jardins e com outras em estudo (sim, vem surpresas por aí).

Hoje, estamos chegando aos 700 associados ativos. Todos, sem distinção, são muito queridos. Cada um tem sua devida importância para estarmos tanto tempo nessa caminhada. A nossa esperança é triplicar, quadruplicar,
este número, mas sem perder a qualidade do nosso serviço e a nossa essência. Enfim, esperamos manter essas relações perenes.

O cenário para o futuro é dos melhores – ainda mais mantendo essa união entre as equipes e funcionários, somando à responsabilidade de manter os pés no chão e atrelando tudo isso às ideias e visões do André – tenho certeza que daqui a anos, senão meses, os frutos que vêm sendo plantados desde 1885 serão colhidos em abundância, mas para isso contamos com vocês, nossos associados, amigos, parceiros e colaboradores.

Afinal, queremos e somos a família Caruso!

Jonas Ribeiro é Jornalista e trabalha no Caruso Lounge desde janeiro de 2021, atualmente na administração.

Anterior HABEMUS HABANOS?
Próximo CERVEJAS E CHARUTOS!