De longe, ele parece um sedã, com porta-malas de 480 litros e imponência de um veículo de luxo. Mas, ao se aproximar do novo Audi A5 Sportback, que acaba de desembarcar no Brasil, você será surpreendido por um arrojado coupé com motor de até 252 cavalos
Três volumes, quatro portas, aspecto imponente. Configura um sedã, certo? Bem, não no caso da segunda geração do Audi A5, que desembarca no Brasil a partir de julho. O novo Audi A5 Sportback é, na verdade, um apaixonante coupé, cheio de surpresas que você começa a descobrir antes mesmo de entrar nele. E, quando isso ocorre, bem, o flerte se torna um caso sério. As novidades no design externo conquistam à primeira vista quem se aproxima. Na frente, ele apresenta uma impactante grade dianteira em estilo 3-D, a partir da qual duas linhas precisas fluem naturalmente pelo capô.
Dessa vista frontal, a impressão que se tem é de um carro com medidas exatas para unir esportividade e sofisticação – ele é compacto e arrojado como um esportivo, mas imponente tal e qual um modelo de luxo. O redesenho segue pelas laterais, nas quais o traçado das portas, os vidros sem bordas e um pequeno deslocamento para baixo do retrovisor rejuvenesceram a silhueta do A5 – cuja primeira geração foi lançada mundialmente em 2007.
Para completar, a traseira revela aerofólios repaginados, luzes de freio de LED contínuas sobre o vidro e uma suave linha ascendente até o teto. A atualização trouxe ao novo A5 mais espaço interno que sua versão anterior, graças a uma alongada sutil no comprimento e no entre-eixos do modelo.
O resultado é um porta-malas bem amplo para a categoria (com 480 litros) e uma sensação indisfarçável de conforto para o motorista e os passageiros. Outra novidade estrutural é a inovadora combinação de materiais que tornou o A5 mais leve e, ao mesmo tempo, mais reforçado e confortável. Exemplos: os vidros dianteiros, agora duplos, melhoraram – em conjunto com outras mudanças – o isolamento acústico, e o porta-malas teve o peso reduzido por uma tampa de alumínio.
Outra novidade do porta-malas é o seu acionamento elétrico e o sistema keyless, que permite a sua abertura com um simples movimento dos pés.
Mas a paixão se torna irresistível mesmo quando você se senta ao volante. Nessa hora, o A5 revela tecnologias que fazem perder o fôlego. No painel, o sistema de infotenimento MMI plus, com tela de 8,3 polegadas, reúne as funções de navegação e entretenimento. O modelo pode incluir o Audi virtual cockpit, que projeta informações – como velocímetro e rota programada – em uma tela TFT de 12,3 polegadas localizada atrás do volante. O novo A5 também permite contar com o sistema Adaptive Cruise Control com Traffic Jam e Lane Assist, por meio do qual o veículo assume o controle da velocidade em engarrafamentos, freando e acelerando (a até 65 km/h) conforme o fluxo do trânsito naquele trecho.
Tudo isso movido por um motor Turbo FSI 2.0 de 190 ou 252 cavalos (nesta última opção, com tração integral quattro®), que leva o A5 Sportback de 0 a 100 km/h em seis segundos. Mesmo com tamanha força e desempenho em um veículo leve, a condução se mostra precisa e graciosa. Um equilíbrio de forma e conteúdo realmente fora da curva.
O novo A5 Sportback chega ao Brasil em quatro versões. A primeira é a Attraction, que tem motor de 190 cavalos e tecnologias como controle de cruzeiro, sensores de luz e chuva e sistema Keyless-Go. Na versão Ambiente, isso tudo ganha virtual cockpit, sistema de navegação, bancos e acabamento esportivos, roda de 18 polegadas e interface para smartphones. A versão Ambition traz ainda motor de 252 cavalos e tração quattro®. E a Ambition Plus agrega faróis full LED, ar-condicionado de três zonas, kit S Line de acabamento, teto solar elétrico, espelhos rebatíveis e câmeras de ré.
Vai ficar fácil achar uma opção perfeita para balançar os corações mais exigentes.
Sem comentário