A ARTE DE ANDREI MONTEIRO


Alexandre Guimarães Pimentel Pinto, autodidata, exercita seus dons artísticos desde pequeno tendo herdado de seu pai, Olympio Gualter Pimentel Pinto, a maior parte de seu conhecimento. Tal como o grande poeta português Fernando Pessoa, Alexandre Guimarães Pimentel Pinto criou heterônimos  para assinar suas obras com o nome de  Andrei Monteiro, A. Ramos Pinto e Adrian Guimarães Rosa.

Fernando Pessoa foi um poeta modernista, que construía seus heterônimos, criando personalidade e estilos próprios para os vários poetas que conviveram nele. Cada um tem sua biografia e traços diferentes de personalidade. A criação de heterônimos é uma característica importante na obra do autor, tido como misterioso justamente por isso.

Com esta pluralidade Alexandre Guimarães Pimentel Pinto desenvolve sua arte, liberando sua veia artística para cada uma das personalidades, respeitando as características da identidade de cada artista, permitindo que cada um tenha uma forma de expressão artística. Uma das curiosidades é que o Andrei é canhoto e os demais são destros.

As obras de Andrei Monteiro mostram o lado vibrante e cheio de energia das grandes metrópoles. O artista se inspira no movimento das pessoas, retratados através dos personagens, ruas, carros, postes, semáforos, antigas e modernas construções, transformando a vida em um sentimento único de energia e felicidade, que deslumbra o espectador que interage com a sua obra.  

Andrei Monteiro além de pintor é o designer das coleções. Viaja constantemente e entre seus roteiros preferidos estão os países da Europa, América Latina e as grandes cidades brasileiras, as quais são as fontes de inspiração para as suas coleções.  Com seu olhar apurado, busca capturar a essência das cidades. As luzes, sombras, as cores das cidades em seus diferentes tons e matizes são referências para a criação de obras de grande impacto visual.

Suas obras são inspiradas nas cidades modernas e do passado, transportando o espectador para lugares ao redor do mundo. A vida urbana é apresentada para o consumidor com riqueza de detalhes, permitindo uma contemplação e interação com a obra a partir do reconhecimento do local retratado.

Com uma trajetória de mais de 20 anos, desenvolve projetos exclusivos para empresas, entidades públicas e lofts residenciais. Suas obras foram comercializadas em vários países como EUA, Itália, Alemanha, Dubai. Em 2012 expôs uma retrospectiva de seus trabalhos no Espaço Cultural V Centenário, da Assembleia Legislativa de São Paulo.  Continuamente participa de exposições individuais e coletivas, desenvolvendo projetos em parceria com galerias de arte.

Um dos trabalhos mais impactantes utiliza uma técnica exclusiva, na qual a combinação de telas sobrepostas e micro perfuradas, cria um efeito 3D para quem as observa, gerando mudanças de cores e paisagens, dependendo do ângulo de observação.  Trabalha com diferentes tipos de materiais, tais como acrílico, metal, plástico, madeira, vidro, carga mineral. Seleciona o material de acordo com o impacto visual que deseja e fazendo interferências em acrílico com tinta industrial sobre poliéster ou canvas.

Com seu espírito criativo e inquieto, está sempre buscando novas formas de expressão do seu trabalho. Uma das técnicas exclusivas recentemente desenvolvidas é o efeito 3D Curves, na qual uma chapa em acrílico transparente é moldada manualmente em alta temperatura para atingir o formato ondulado. A combinação de telas sobrepostas e micro perfuradas cria um efeito “3D” para quem as observa, gerando movimento nas paisagens. Esta peça foi lançada em uma exposição realizada em 2017 na Galeria Inn Gallery em São Paulo.

Suas obras foram divulgadas em diferentes canais de mídia, entre elas revistas como Caras, Salas & Living, Casa & Jardim, Casa Cláudia e também como parte de cenários de novelas e seriados de TV (Rede Globo).

Uma coletânea de seus trabalhos foi publicada no livro “Arte Brasileira na Contemporaneidade”, vol II, com coordenação do projeto cultural de Carmen Pousada, curadoria de arte contemporânea de Silvia Meira, e com o crítico de arte nacional e internacional de Enock Sacramento.

Abaixo algumas das obras de Andrei que estão em exposição no Caruso Lounge:

Link para o facebook de Andrei Monteiro

https://www.facebook.com/Andrei-Monteiro-356178471398564/

Acesso ao Instagram de Andrei Monteiro

andreimonteiro_artista

Site do artista

www.andreimonteiro.com.br

Anterior A CARNE É FORTE
Próximo FORA DE SÉRIE

Sem comentário

Deixe uma resposta