Como degustar um whisky de maneira correta


Como degustar um whisky de maneira correta

O uísque é uma bebida alcoólica destilada a partir da fermentação de grãos triturados. A seguir, o licor é envelhecido em barris de madeira até a venda. O tempo passado nos barris e a escolha dos grãos usados influenciam diretamente o sabor de um bom uísque, quase sempre tão bem degustado quanto uma taça de vinho de alta qualidade.

O whisky é uma bebida espirituosa muito forte e não deve ser ingerida de um só trago como nos filmes de cowboys de John Wayne. Todos os amantes de um bom whisky, seja ele um whisky americano ou escocês, devem apreciar calmamente esta bebida, de modo a admirar o seu sabor e a prolongá-lo até à última gota.

Para saborear corretamente um copo de whisky e distinguir uma marca das demais, é obrigatório que um bom apreciador siga algumas regras de degustação específicas.

A ESCOLHA DO COPO

Para se apreciar  um bom whisky, é preciso saber em qual copo servi-lo. O copo mais recomendado é o “copo de Xerez”, também conhecido com copita. Caso não tenha a disposição, prefira um copo de pé fino (ex: vinho).

A recomendação do copo de Xerez se dá pelo fato dele permitir a liberação de todos os aromas do whisky. Os copos mais tradicionais devem ser evitados, porque eles facilitam que a bebida seja aquecida pelo calor da mão, o que deixa o gosto do álcool mais forte e prejudica a apreciação dos sabores mais complexos do whisky.

Copita

PREPARAÇÃO DO COPO

Antes de começar a beber o whisky, é preciso preparar o copo. Sirva uma pequena quantidade de whisky no copo e deixe ele respirar por alguns segundos em temperatura ambiente. Em seguida, agite a bebida no copo para que ela se espalhe por todo seu interior, cuidando para manter a borda do copo seca. Feito isso, despeje fora a bebida

DOSAGEM

Todas as destilarias indicam que a dose recomendada para a prova de um whisky não deve exceder os 28 mililitros. Nesta fase, é fundamental pegar sempre no copo de whisky pelo seu pé, para não adulterar o sabor puro da bebida.

CHEIRANDO O WHISKY

Para uma apreciação completa, é preciso que você sinta todos os aromas da bebida. Para isso, você deve primeiro colocar seu nariz dentro do copo e inspirar intensamente.

Assim, você irá puxar todo o vapor do álcool e, a seguir, deve colocar o copo contra a luz e observar se houve mudanças na aparência da bebida. Em seguida, agite o whisky pelo copo, do mesmo modo que anteriormente, e analise bem para nota mudanças.

Sentir o aroma é um parte importante para se ter uma apreciação completa

Para finalizar, leve o copo novamente até o nariz e passe-o de uma narina para outra, inspirando lentamente, para facilitar a apreciação completa pelo paladar.

ADICIONAR ÁGUA

Provavelmente achou um pouco estranho. Mas para beber whisky da maneira correta, você vai precisar seguir esta regra. Adicionar um pouco de água vai fazer com que o nível de alcoólico de whisky abaixe, eliminando o sabor do álcool, e assim, torne mais acessível todos os sabores desta emblemática bebida.

PROVANDO O WHISKY

Tome um pequeno gole e deixe a bebida descansar na boca por cerca de 30 segundos. Faça essa prova duas vezes e, assim, irá conseguir acessar diferentes sabores e características do whisky.

 

Agora que você conhece a maneira correta de apreciar um whisky, acenda seu charuto favorito e aproveite.

Anterior Caruso Lounge em Brasília
Próximo 20 Anos de VegaFina

Sem comentário

Deixe uma resposta