Feira da IPCPR apresenta principais lançamentos da indústria do tabaco
Por Alexandre Avellar
Acidade de Las Vegas recebeu por mais um ano a principal feira de tabaco dos Estados Unidos. A IPCPR (International Premium Cigar & Pipe Retailers) 2019 foi realizada do dia 29 de junho a 2 de julho e, como de costume, apresentou os lançamentos das principais companhias para o mercado.
Uma das novidades foi o anúncio da mudança do nome da associação para PCA, Premium Cigar Association. A feira deste ano não apresentou crescimento em relação ao ano passado e deixou um gosto amargo para os expositores e participantes.
A principal queixa foi a escolha da data, muito próxima ao 4 de julho, feriado que celebra a independência dos Estados Unidos. Os americanos dão muito valor à data e a semana que a antecede tradicionalmente é muito boa para as tabacarias, já que seus clientes sempre compram charutos para fumar e compartilhar com os amigos nos churrascos e festas do feriado.
Aproximadamente 5 mil participantes estiveram no Sands Expo Center, anexo ao Palazzo Resort Hotel Casino e puderam ver em primeira mão os lançamentos de algumas das principais manufaturas do mundo e de muitas novas que aproveitam a feira para tornarem-se mais conhecidas e apresentar seus produtos para potenciais revendedores.
Dentre as grandes manufaturas que não apresentaram novidades na feira estão a Arturo Fuente Cigars e a Padrón. A Davidoff preferiu apresentar alguns lançamentos das marcas AVO e Camacho que também fazem parte do grupo.
AJ Fernandez
O principal lançamento desta manufatura nicaraguense foi o Dias de Gloria. Segundo a manufatura o charuto é uma homenagem aos anos dourados de Cuba. Com tabacos das fazendas mais antigas da marca, o Dias de Glória surpreendeu tanto na apresentação quanto no sabor. O charuto será vendido em caixas de 20 unidades e promete ser um favor, tendo sido considerado por muitos o melhor lançamento da feira.
AVO Cigars
A AVO apresentou duas edições limitadas regionais, o AVO Regional East e o AVO Regional West. Cada uma das edições tem sua produção de 2,5 mil caixas com 10 unidades e será vendida somente nas tabacarias de sua região, seja a Leste ou Oeste dos Estados Unidos.
O AVO West Coast é um Figurado com capa Sun Grown equatoriana, capote da República Dominicana e miolo da Rep. Dominicana e Honduras. O AVO East Coast é um Double Figurado com capa equatoriana, capote dominicano e miolo com folhas da Rep. Dominicana e Nicarágua.
E.P Carrillo
A E.P Carrillo apresentou duas novidades. A primeira delas é o INCH no. 64. Este charuto tem cepo 64 por 155 mm de comprimento e será vendido em caixas de 10 unidades. Seu blend é composto de capa Habano plantada em Connecticut e capote e miolo nicaraguense.
A outra novidade o EP Carrillo 10th Anniversary Humidor. Serão produzidos mil umidores com 20 charutos, sendo 10 Encore e 10 La Historia. Ambos os charutos saem na bitola perfecto e tem cepo 56 por aproximadamente 155 mm de comprimento. O Encore utiliza capa, capote e miolo da Nicarágua. O La Historia tem San Andrés mexicana, capote do Equador e miolo da Nicarágua.
La Flor Dominicana
A manufatura apresentou um o La Flor Dominicana 25th Anniversary para celebrar o 25º aniversário (cepo 52 por 178 mm de comprimento) da marca. Segundo Litto Gomes, proprietário da marca, as medidas do charutos foram escolhidos pela relação com a data. O cepo 52 é o 25 ao contrário é a medida (7 inches) é a soma do 5 com o 2. O charuto tem capa Equador e capote e miolo da Rep. Dominicana. A novidade será vendida em caixas de 25 unidades.
Plasencia
Fechando nossos destaques está o Plasencia Alma del Fuego. Este charuto chamou a atenção pela sua apresentação em um display que imitava fogo em volta da caixa. O lançamento sai em 3 bitolas; Flama, um Panatela de cepo 38 por 155 mm de comprimento; Concepción, um Toro de cepo 54 por 152 mm de comprimento; e o Candente, um Robusto de cepo cepo 50 por 127 mm de comprimento.
Todos as bitolas possuem o mesmo blend, sendo capa Sun Grown Jalapa, capote com duas folhas, Ometepe e outra não divulgada pela manufatura, e miolo Ometepe.
Sem comentário