Em versão virtual, Cuba anuncia China como seu principal mercado e os lançamentos do ano – POR ALEXANDRE AVELLAR
Um dos momentos mais esperados do Festival del Habano e, nesse
caso, do Habanos World Days é a apresentação dos resultados da
empresa. Em uma versão virtual da tradicional Conferência de
Imprensa, Leopoldo Cintra González, Vice-presidente Comercial, e José
Maria López Inchaurbe, Vice-presidente de Desenvolvimento, revelaram
fatos e números referentes ao resultado de 2020.
A Habanos S.A. apresentou uma receita de 507 milhões de dólares,
representando uma queda de 4% em relação ao resultado de 2019. Apesar
da queda, o número foi comemorado pela empresa devido aos problemas
causados pela pandemia de Covid-19.
A grande surpresa foi o anúncio da China como o principal mercado
da empresa. Confirmando o seu crescimento nos últimos anos, o país
ultrapassou a Espanha, que era o tradicional líder em vendas da Habanos.
Depois da China e Espanha, vem França, Alemanha e Suíça.
Segundo Leopoldo Cintra González, o posto alcançado pela China foi
conseguido por um somatório de fatores como o trabalho dos distribuidores
e pontos de vendas locais, o crescimento do mercado consumidor e o
lançamento de edições celebrando o calendário Chinês.
Como bloco a Europa ainda é a líder em vendas da Habanos representando
60% do volume de vendas e 53% do valor de vendas. O bloco conseguiu
um crescimento de 2% em volume mesmo com a queda em vendas nos
Duty Free, um canal importante para a composição do faturamento da
região, mas foram pouco representativos dadas as restrições de viagens.
Em volume de vendas, depois da Europa, temos Asia-Pacífico (16,2%),
América (13,6%), África e Oriente Médio (10,4%).
No geral, países e mercados que tinham seus resultados muito relacionados
ao turismo, como Cuba entre outros, tiveram uma queda no volume que foi
compensada pelo crescimento do mercado interno de vários outros países
importantes. Cuba que normalmente se classificava com o 5º mercado em
volume de vendas, em 2020 não figurou entre os top 10.
Apesar da ligeira queda no faturamento global, os números foram
considerados satisfatórios e os Diretores se mostraram confiantes na
recuperação da empresa no ano de 2021.
Lançamentos para 2021
Como não poderia ser diferente, a Cohiba foi a grande estrela do
Habanos World Days, já que completou 55 anos em 2021 e foi a grande
homenageada com os principais lançamentos. O Cohiba 55 Aniversário
(cepo 57 por 150mm de comprimento), sai pela série Edição Limitada
em um belo estojo para 10 unidades. O Cohiba Ideales (cepo 56 por
175mm de comprimento) sai pela série Colección Habanos. Nesta série,
3 mil caixas numeradas que imitam livros trazem 20 charutos em cada.
Fechando os lançamentos dentro da marca, o Cohiba Ambar (cepo 53
por 132mm de comprimento) será vendido em caixas de 10 unidades e
entra para a produção regular da linha clássica.
Completando o trio de Edições Limitadas, temos o Hoyo de Monterrey
Monterreyes no.4 (cepo 55 por 145mm de comprimento) e o Bolivar
Regentes (cepo 52 por 130mm de comprimento). O Hoyo de Monterrey
sai em caixas de 10 unidades e o Bolivar em caixas de 25.
A marca Montecristo também trouxe uma novidade, o Wide Edmundo
(cepo 54 por 125mm de comprimento). Uma inovação dentro da marca é
a segunda anilha com o nome comercial do produto que será incorporada
às outras bitolas da linha Edmundo. O Wide Edmundo será vendido em
caixas de 10 e 25 unidades e em tubos de alumínio.
Fechando os lançamentos apresentados, temos uma nova Gran Reserva,
com o Partagás Série E no.2 (cepo 54 por 140mm de comprimento). A
série Gran Reserva sai em 5 mil estojos numerados com 15 unidades
em cada. Esta é a segunda Gran Reserva da marca Partagás que em
2013 figurou na série com a bitola Lusitanias (cepo 49 por 194mm de
comprimento).
No decorrer do ano deveremos ter mais alguns produtos apresentados,
visto que as tradicionais séries Exclusivo Duty Free, Exclusivo La
Casa del Habano e Especialista en Habanos também deverão ter suas
novidades a exemplo dos anos recentes.