Uma rua com quatro quadras resume o luxo e charme de Londres. Conheça a St. James’s Street
Por César Adames
St. James’s Street é a principal rua do bairro de St. James no centro de Londres. Ela começa na esquina da Pall Mall (rua que vai até a Trafalgar Square) com o Palácio de St. James (que já foi residência de alguns membros da família real) e vai até Piccadilly, outra rua famosa da cidade. São apenas quatro quarteirões, mas reúne o que de melhor Londre pode oferecer em termos de luxo, um hotel famoso, restaurantes, bares, lojas de armas e roupas de caça, loja de vinhos e nada menos do que 3 das melhores tabacarias do mundo.
HISTÓRIA
A rua foi construída sem um plano pré-definido mas recebeu um impulso importantes quando Henry Jermyn, primeiro Lorde de St. Albans, planejou a construção da St. James Square, um conjunto de grandes casas vitorianas que teriam ao fundo um grande parque, o Green Park que está conectado ao jardins do Palácio de Buckingham, residência oficial da família real. Muito tempo depois estas casa acabaram se tornando clubes de cavalheiros, como Brooks’s, fundado em 1764, o The Carlton Club, que clama para si o título de mais conservador e o White’s de 1693, o mais antigo deles e que tem entre seus sócios os Príncipes Charles e William e o ex-primeiro ministro David Cameron.
REFERÊNCIAS CULTURAIS
A rua já foi citada no livro de poemas de T.S.Eliot, o Old Possum’s Book of Practical Cats, que trata da psicologia e sociologia dos felinos e que serviu de base para a montagem do musical Cats. No livro, o Gato Bustopher Jones é uma paródia dos cavalheiros eduardianos e é chamado de The St. James’s Street Cat.
Em 2017, a rua ganhou novamente destaque com o lançamento do filme Kingsman: The Golden Circle. A trama gira em torno de uma agência de espionagem, a Kingsman Secret Service, que tem sua sede em St. James. Uma réplica da loja com todos os objetos de cena do filme foi montada em setembro, no número 4 da rua, dentro de uma parte da loja de vinhos Berry Bros, que cedeu espaço para a visitação do público.
VENDENDO VINHOS DESDE 1698
Berry Bros. & Rudd é uma loja das lojas de vinhos mais antigas do mundo. Fundada e dirigida pela família até hoje, começou seus negócios em 1698 como um pequeno café e hoje tem escritórios em seis países. A empresa é especializada na venda en primeur (vinhos jovens que ainda estão no barril) das regiões de Bordeaux, Borgonha, Rhône e Itália, além de ter vinhos e destilados com seu próprio rótulo.
A primeira loja fica na casa 3 da St. James, alguns anos depois ampliou negócios para a casa 4, e atualmente tem uma loja maior na 63 Pall Mall. Berry Bros. tem sido o fornecedor exclusivo de vinhos para a família real desde o reinado de George III. eM 1903, recebeu o Royal Warrant of Appointment do Rei Edward VII, em 1995, o Royal Warrant da Rainha Elizabeth e em 1998 o selo do Príncipe Charles.
Uma outra curiosidade sobre a empresa é que em 1923 eles lançaram a marca de Blended Whisky Cutty Sark, que ficou famosa em todo o mundo. Em 2010, a empresa vendeu a marca ao grupo Edrington Group.
IAN FLEMING BEBEU AQUI
No número 35 da rua, um pequeno prédio de seis andares e 90 apartamentos abriga o famoso Dukes Hotel, um hotel boutique que tem vista para o Green Park. O hotel tem um restaurante e o Dukes Bar, que serve um dos melhores Dry Martini da cidade. Os funcionários do hotel juram que Ian Fleming, escritor inglês e criador do agente 007, frequentava o bar do hotel e foi lá que teve a ideia de incluir a frase “Shaken, not stirred” (batido, não mexido) em todos os livros que escreveu. A frase ficou famosa e aparece em todos os filmes da série James Bond. Entre os clássicos, vale a pena experimentar o Dukes Gin Martini, o Dukes Vodka Martini e o Fleming’s Classic Vesper.
Um outro local para provar bons drinks é o The American Bar, do Hotel Stafford London, preparados pelo barman Benoit Provost. Se quiser almoçar ou jantar além dos restaurantes dos hotéis, a rua ainda conta com o italiano Café Murano, o japonês Sake No Hana e o indiano Chutney Mary.
ARMAS PARA CAÇAR
Uma das tradições inglesas é a caça, antigamente caça raposa e atualmente ao Grouse, uma espécie de Perdiz que aparece no rótulo do Blended Whisky The Famous Grouse.
Fundada em 1883, a William Evans se especializou em fornecer todos os estilos de rifles de caça para reis e rainhas de vários países do mundo. O marajá Umet Sing, que governou Kotha de 1889 a 1940, comprou 24 rifles de caça em 1900 para usar em seus safaris particulares.
Até hoje a empresa se dedica a criar armas customizadas, reparar peças antigas e vender todo tipo de vestimenta e acessórios para caça.
PARAÍSO DO FUMADOR
Para quem gosta de um bom charuto, St. James’s Street é um verdadeiro paraíso. Do mesmo lada da rua ficam três tabacarias que são verdadeiros templos para os apreciadores. No número 1 da rua fica a Dunhill Flagship Store, loja de uma das marcas mais tradicionais neste segmento que produz cigarros, charutos, isqueiros e outros tipo de acessórios para fumadores. O espaço tem um lounge com diversos charutos, um bar e produtos da marca a venda.
Fundada em 1787, a James J. Fox London completou 225 em 2017. O prédio da loja tem três andares, no térreo fica a loja com acessórios e charutos, no primeiro andar, um salão para degustar seus charutos e no subsolo, um museu que conta toda história da empresa. Lá é possível encontrar a cadeira onde Sir Winston Churchill sentava para fumar seus charutos quando ia loja, seu chapéu e alguns de seus charutos.
A loja da marca Davidoff está no No. 35 da St James’s Street desde 1980. Foi uma das primeiras lojas do charuto Dominicano, que depois iria virar franquia. Tem uma grande oferta de acessórios ligados ao tabaco e um umidor cheio de charutos cubanos, dominicanos e de outras origens. O único problema desta loja é que não é permitido degustar charutos no seu interior. Mesmo os comprados lá.
ENDEREÇOS
1 ST. JAMES’S STREET – DUNHILL FLAGSHIP STORE
3 ST. JAMES’S STREET – BERRY BROS & RUDD
16-18 ST. JAMES’S STREET PI – AMERICAN BAR – THE STAFFORD HOTEL
19 ST. JAMES’S STREET – JAMES J. FOX CIGARS
23 ST. JAMES’S STREET – SAKE NO HANA
33 ST. JAMES’S STREET – CAFÉ MURANO
35 ST. JAMES’S STREET PI – DUKES HOTEL
35 ST. JAMES’S STREET – DAVIDOFF LONDON
67 ST. JAMES’S STREET – WILLIAM EVANS
69 ST. JAMES’S STREET – THE CARLTON CLUB
73 ST. JAMES’S STREET – CHUTNEY MARY
Matéria retirada da 4ª Edição do Caruso Journal
Sem comentário