Single malts estreiam no mercado e marcam o ano de 2021 – POR CESAR ADAMES
O ano de 2021 vai ficar marcado pela entrada de vários Single Malts
escoceses, japoneses e até brasileiros que com certeza atenderam
os paladares mais exigentes.
Clássicos da Escócia
Para começar três grandes marcas de Single Malt chegaram ao mercado.
Direto da região de Lowlands o Auchentoshan American Oak que
tem sabor adocicado e suave, com notas de baunilha, mel e caramelo.
Versátil, é perfeito para ser bebido puro, com gelo ou servido em
coquetéis. A Auchentoshan é uma das poucas destilarias da região das
Lowlands escocesas a fazer a destilação tripla de suas bebidas. Por isso,
o Auchentoshan American Oak atinge 81,5% de álcool em volume, valor
significativamente mais alto do que o da maioria das destilarias de whisky
de single malte naquele país. A leveza do líquido permite que ele absorva
mais prontamente todas as características às quais é exposto dentro do
barril.
Produzido pela Bowmore, a destilaria mais antiga da ilha de Islay
e segunda mais antiga da Escócia, o Bowmore 12 anos é uma bebida
clássica, famosa por seu equilíbrio e complexidade. Combina notas de
frutas tropicais, vínico, medicinal, defumado, salino, frutas cristalizadas,
especiarias e frutas vermelhas. Com o tempo, o perfil sensorial defumado
vai se tornando mais leve, à medida que a influência da madeira cresce.
O malte usado no Bowmore 12 anos é produzido em boa parte na própria
destilaria, uma das únicas da região que mantém ativos seus malting
floors. Isso permite que ele seja turfado para produzir uma bebida cujo
sabor não seja muito ameno nem intenso demais, mantendo a harmonia
de notas e sabores tão característica deste single malt.
Direto da região de Islay o Aberlour 14 anos, é produzido na destilaria
escocesa Aberlour. Seu processo de maturação natural traz ao paladar
notas suaves de caramelo e amora seguidas por sutis aromas de torta de
maçã e gengibre. O whisky ainda passa por um tempo em barricas de
vinho de Jerez do tipo Oloroso. Aberlour já foi premiado como o melhor
do mundo e ainda recebeu premiação como a melhor destilaria nas
principais competições globais como a World Whiskies Awards Gold.
Outro whisky que chegou em dose dupla ao mercado foi o tradicionalíssimo
Royal Salute em duas versões. O The Malts Blend, novo membro da
coleção Royal Salute 21 Year Old foi elaborado a partir de 21 dos mais
raros single malts envelhecidos por no mínimo 21 anos, e procedentes de
5 prestigiadas regiões produtoras de whisky escocês, The Malts Blend
resulta em um whisky repleto de notas de frutas de pomar e enriquecido
de sutis especiarias.
Já o Royal Salute Polo Estancia, um blend de 21 anos finalizado nos
melhores barris de Malbec argentinos homenageia a Argentina, berço dos
jogadores de elite e de estâncias lendárias. A garrafa é coberta com um
esmalte profundo em tom terracota com detalhes dourados para ajudar a
capturar o calor do pôr do sol argentino com vista para um campo de pólo.
A passagem por barris de Malbec resultou em um blend encorpado que
harmoniza perfeitamente com o estilo Royal Salute.
Made in Japan
Produzidos pela Beam Suntory chegam também ao mercado mais três
whiskys japoneses Yamazaki Reserve, Hakushu 12 anos e Hakushu
Reserve. As bebidas se juntam aos premiados Hibiki e Yamazaki 12 anos
do portfólio da House of Suntory, linha de whiskies japoneses prestigiados
e reconhecidos no mundo todo por seus sabores únicos.
Criado em 1984 na primeira e mais antiga destilaria de malte do Japão, o
Yamazaki é o pioneiro no universo de single malt japoneses. O destilado
é maturado em barricas de carvalho americano, japonês (Mizunara) e
barricas usadas anteriormente para maturar vinho de Jerez.
Já Hakushu é um single malt levemente defumado com notas de ervas,
sendo um whiskey verde e fresco. Lançado originalmente em 1994 no
Japão, foi criado por Keizo Saji, segundo Master Blender da Suntory e
filho de Shinjiro Torii, fundador da empresa.
Single Malts Brasileiros
Seguindo a sua proposta de produzir single malt whisky e whisky de
autor a Union Distillery, ampliou sua linha de produção com a linha
de produtos Autograph que oferece edições exclusivas e limitadas,
de pequenas tiragens e elaborados de forma única. A proposta é uma
experiência tríplice com os whiskys de linha sem turfa, turfado e
extraturfado que após 8 anos nos tradicionais barris de carvalho passam
por uma segunda finalização em barris que tiveram vinho tinto.
A mineira Lamas também inovou lançando whiskys com diferentes
parceiros, o Lamas Smoked foi criado para harmonizar com charutos, o
Lamas Caledonia 3 foi feito a pedido do bar de whiksy com mesmo nome
que fica em São Paulo e o Lamas Cabure é uma inovação no segmento
pois sua finalização foi feito em barricas de Bálsamo, madeira típica do
Brasil.