Principal festival de charutos do mundo comemora sua vigésima edição com muitas novidades
Por Alexandre Avellar
Encontrar uma ampla variedade de marcas e bitolas de charutos a preços muito acessíveis e poder degustá-los em virtualmente qualquer lugar, de restaurantes a saguões de hotéis – situação inimaginável na maioria dos países do mundo, faz de Cuba um verdadeiro paraíso para os charuteiros.
E não há época melhor para visitar a maior ilha do Caribe que no Festival del Habano. Durante uma semana, o maior festival de charutos do mundo apresenta ao mercado os novos lançamentos da indústria e proporciona aos aficionados a oportunidade de degustar estes lançamentos em primeira mão, além de viver experiências únicas como visitas à fábricas e plantações e mais uma série de atividades ligadas ao conhecimento e ao prazer de se fumar um bom charuto.
A abertura do Festival aconteceu na segunda feira, 26 de fevereiro, com a conferência de imprensa na qual a Habanos S.A., empresa que controla todos os processos de produção e comercialização dos charutos Cubanos, apresentou os resultados do ano anterior e as novidades que entrarão em seu portfólio de produtos.
A empresa manteve a tendência dos últimos anos e teve um crescimento de 12% em receita sobre 2016, representando um volume de 500 milhões de dólares. Outro dado importante apresentado foi um share de Mercado de 70% em unidades e 80% em valor (desse número exclui-se o mercado norte americano onde os charutos não podem ser comercializados em função do bloqueio econômico imposto pelos EUA à Cuba).
FESTAS E CELEBRAÇÕES
A noite de abertura foi realizada no Salão de Protocolo El Laguito, um dos mais elegantes da ilha, e apresentou a primeira reserva da marca Cohiba. O Cohiba Reserva Cosecha 2014 sai na tradicional bitola Robusto (cepo 50 x 124mm de comprimento) e tem todas as suas folhas envelhecidas por 3 anos. A novidade será vendida em 5 mil estojos numerados com 20 unidades cada. A noite foi embalada por um dos grupos musicais mais conhecidos em Cuba, Los Van Van, vencedores de diversos Grammys Latinos.
O Festival del Habano celebrou seus 20 anos na noite da quarta feira, 28 de fevereiro. Em uma noite que uniu cultura e gastronomia, as homenagens se iniciaram no elegante Teatro Martí. Neste teatro, construído em 1884, os participantes foram brindados com apresentações musicais e de dança que foram intercaladas por vídeos com depoimentos e fatos importantes dos 20 anos do Festival. Após as apresentações os participantes foram para um dos pontos turísticos mais marcantes de Havana, o imponente Gran Teatro de La Habana, onde foram brindados com um grande jantar para fechar uma noite memorável.
No dia 2 de março, a tradicional Noche de Gala encerrou o XX Festival del Habano em uma noite de apresentação de duas novas bitolas na Linha Maduro da Partagás. O Maduro No.2 (55 x 120mm) e o Maduro No.3 (50 x 145mm) juntaram-se ao Maduro No.1 (52 x 130mm), lançado no ano de 2015, para completar o trio dentro desta tradicional marca da Habanos.
FUMAÇA CARIDOSA
Uma das atividades mais esperadas do jantar de gala é o tradicional leilão de umidores. Estas peças únicas produzidas por renomados artesãos Cubanos vêm recheados com edições especiais e bitolas que não estão mais em produção dentro das marcas e tem a nobre função de arrecadar fundos para o Sistema de Saúde Pública Cubano. Foram leiloados sete umidores, arrecadando um total de 1,567,000 euros.
A novidade deste ano foi o leilão de um umidor comemorativo do 20º Festival del Habano a “envelope fechado” onde o comprador preenchia uma ficha com a quantia que estava disposto a pagar. Durante a semana do festival o umidor ficou exposto no estande da Habanos onde as ofertas podiam ser depositadas em uma urna até o encerramento da feira comercial às 13h da sexta feira.
Produzido pela Humidif Group, este umidor continha 120 charutos, 20 de cada uma das principais marcas da Habanos: Cohiba, Montecristo, Partagás, Romeo y Julieta, Hoyo de Monterrey e H. Upmann; todos eles com uma segunda anilha em referência ao 20º aniversário do evento. Esta edição comemorativa foi arrematada pelo valor de 82,000 euros, por Alex Wong, de Hong Kong.
OUTROS LANÇAMENTOS
O Festival del Habano anunciou também as 3 edições limitadas para 2018. O Romeo y Julieta Tacos (49 x 168mm), traz de volta uma bitola que já foi produzida nos anos 70, a Tacos Imperiales. Este charuto será vendido em caixas de 25 unidades. O Bolívar Soberano (54 x 140mm), bitola de fábrica Duke (a mesma do Partagás Série E no.2), sai pela primeira vez na marca em caixas 10 unidades. A terceira EL 2018 é o H. Upmann Proprios (46 x 120mm), esta bitola única dentro do portfólio atual da Habanos proporciona uma fumada mais curta em calibre médio e será vendido em caixas de 25 unidades.
Ainda na marca Hoyo de Monterrey, o Le Hoyo Río Seco (56 x 140mm) é a novidade dentro da linha Série Le Hoyo. Como é padrão da linha, este charuto será comercializado em caixas de 10 e 25 unidades. A marca Vegueros também ganha mais uma bitola com o Centrofinos (50 x 130mm) e sai em latas de 16 unidades.
Fechando a série de lançamentos de 2018 está o Romeo y Julieta Gran Churchills 2018 (56 x 190mm). Este double robusto traz uma anilha dourada com a marca Romeo y Julieta, uma segunda anilha com o nome da bitola como é tradicional na linha e é parcialmente envolto em um papel dourado. O lançamento será vendido em 400 umidores numerados de 100 unidades produzidos pela Elie Bleu, mesmo fabricante do umidor comemorativo dos 50 anos da marca Cohiba.
HABANOS WORLD CHALLENGE
Uma das grandes novidades deste Festival del Habano foi a primeira edição do Habanos World Challenge. Em contraste com o já tradicional Habanosommelier, esta disputa busca envolver aficionados e profissionais de uma maneira mais informal. Outra diferença entre as competições é que no Habanos World Challenge os participantes concorrem em duplas. Nesta primeira edição, sete duplas representando Bélgica, Cuba, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Itália, Líbano e Sérvia participaram da preliminar no primeiro dia do Festival.
Entre as provas desta primeira fase estavam um teste escrito de conhecimento sobre o mundo dos Habanos, uma degustação às cegas de dois charutos e uma apresentação que envolvia demonstrações de corte e acendimento do charuto e uma harmonização entre charuto e bebida escolhidas por cada uma das duplas.
A final aconteceu após a disputa do Habanosommelier, realizada no último dia de festival. Nela, Daylin López e Mayli Mostaza (Cuba) venceram Raffi Der Garapetian e Alexis Tselepis (Chipre), e se tornaram os primeiros campeões do novo torneio realizado pela Habanos.
Matéria retirada da 4ª Edição do Caruso Journal
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