São Paulo – O mês de outubro marcou os 175 anos da Patek Philippe. Da melhor maneira possível, a companhia celebrou seu aniversário com o lançamento de uma série de edições limitadas.
Uma delas é nada menos do que o mais complicado relógio que a companhia já produziu, o Patek Philippe Grandmaster Chime.
Veja, abaixo, uma lista com dez dados que você precisa saber sobre ele:
- Grandmaster Chime, Ref. 5175, representa um esforço notável.
- Foram mais de 100 mil horas de trabalho ao longo de oito anos entre desenvolvimento, produção e montagem.
- Apenas o movimento requereu 60 mil horas para ficar completo.
- Este é o primeiro relógio com duas faces apresentado pela Patek Philippe que pode ser vestido com qualquer um dos mostradores aparentes.
- A caixa, elaborada e gravada em ouro rosa 18 quilates, mede 47,4 mm de diâmetro e 16,1 mm de altura. A parte central dela gira em um eixo que a cruza das 12 às 6 horas.
- Um sistema reversível patenteado prende a caixa firmemente na posição desejada.
- Apenas a caixa é formada por 214 partes e exigiu 4 anos de desenvolvimento.
- O movimento possui a designação abreviada calibre 300, mas seu nome completo é Calibre 300 GS AL 36-750 QIS FUS IRM.
- É o movimento de relógio de pulso mais complicado já produzido pela Patek Philippe.
- Com corda manual, o movimento conta com 20 complicações e 1.366 peças, incluindo 32 pontes e 108 joias. Ele se movimenta à incomum frequência de 25.200 vph, ou 3,5 Hz.
Todas as complicações listadas abaixo estão inseridas em um movimento que mede apenas 37 mm de largura e 10 mm de espessura. Um grande marco para a micro-engenharia.
1°: Grande Sonnerie (sistema gongos para horas)
2°: Petite Sonnerie (sistema de gongos quartos de hora)
3°: Repetidor de minutos
4°: Modo de reprodução de Sonnerie (Silencioso, Grande ou Petite)
5°: Alarme com indicação das horas
6°: Repetidor de data para o calendário perpétuo
7°: Indicação de reserva de energia para o trem de engrenagens do gongo
8°: Indicação de reserva de energia para o modo de reprodução de Sonnerie
9°: Indicação do modo de reprodução de Sonnerie (ativado/desativado)
10°: Segundo fuso-horário
11°: Indicação de dia e noite para o segundo fuso-horário
12°: Calendário perpétuo instantâneo
13°: Indicação de dia da semana
14°: Indicador de mês
15°: Indicador de data (em ambos os dials)
16°: Ano bissexto
17°: Indicação de ano de quatro dígitos
18°: Fases da lua
19°: Subdial de 24 horas e minutos
20°: Indicador de posição de coroa RAH (R: corda, A: alarme, H: ajuste dos ponteiros).
Todas as complicações são apresentadas em dois mostradores, conhecidos como o dial das horas e o dial calendário.
Cada face é elaborada em ouro 18 quilates sólido. Qualquer face pode ser usada aparente, pois a peça apresenta data e hora atual dos dois lados.
Além do sistema patenteado de reversão da caixa, a marca conseguiu cinco outras patentes:
Mecanismo de alarme com indicação das horas: mecanismo que indica, acusticamente, um alarme predefinido com hora, quartos de hora e minutos, usando o mecanismo do repetidor de minutos.
Repetidor de data: mecanismo que obtém as informações do calendário perpétuo e repassa para o mecanismo de repetição. O inventor da complicação é Thierry Stern, presidente da marca e relojoeiro treinado.
Isolamento de Grande Sonnerie no modelo Silencioso: este mecanismo desacopla a Grande Sonnerie do movimento quando o modo Silencioso é selecionado, eliminando a fricção que consome energia.
Seleção do modo de operação do alarme de indicação das horas: o mecanismo permite que o alarme seja selecionado por um dispositivo deslizante: Grande Sonnerie, Petite Sonnerie ou Silencioso. Antigamente, duas alavancas seriam necessárias para executar esta operação.
Indicação de ano de quatro dígitos: o mecanismo sincroniza automaticamente a indicação de ano com a indicação de ano bissexto e permite correção conveniente em ambos os displays, em ambas as direções.
As duas primeiras patentes listadas acima são complicações completamente originais. Isso significa que elas eram desconhecidas à relojoaria até a criação desta peça.
Este é o primeiro relógio Patek Philippe com Grande e Petite Sonneries. Grande Sonnerie é comumente citada como a mais difícil complicação relojoeira.
O Ref. 5175 toca automaticamente as horas e os quartos de horas em três gongos. A cada hora redonda, ele toca o número correspondente com tons de baixa frequência.
A cada quarto, ele toca primeiro as horas, depois o número de quartos, indicados por sinos triplos em três gongos, com cada quarto tendo sua própria melodia.
Quando Grande Sonnerie não é requerida, a alavanca das 9 horas pode ser usada para ajustar o relógio no modo Petite Sonnerie ou silencioso.
As complicações de sons requerem seus próprios barriletes de corda, que proporcionam 30 horas de reserva de energia.
Grandmaster Chime conta com um calendário perpétuo instantâneo, o que significa que todos os dados apresentados nele mudam ao mesmo tempo, instantaneamente.
A maioria dos displays de calendários perpétuos, que são menos completos e também menos complexos, não fazem a alteração instantaneamente e ainda levam mais de uma hora para deixá-la totalmente transformada.
Ref. 5175 Grandmaster Chime será produzido em uma edição limitada de apenas 7 unidades.
Uma delas será exibida no museu Patek Philippe, em Genebra.
As outras seis serão oferecidas a uma lista de interessados, colecionadores da marca de longa data, que pagarão cerca de 2,5 milhões de Francos Suíços por cada peça, cerca de R$ 6,7 milhões.
Sem comentário