Duelo de Titãs – cognac x armagnac


Cognac Louis XIII, seu processo de envelhecimento pode variar de 40 a 100 anos

É muito comum as pessoas confundirem Armagnac com Cognac, seu primo mais famoso. Os dois pertencem à família dos brandies, que ainda tem Jerez, Pisco, Grappa, Bagaceira, entre outros produtos

Por Cesar Adames

Considerado por muitos um dos destilados mais antigos do mundo, a produção do cognac é iniciada na cidade homônima, na França, por volta de 1300. Ele é obtido a partir da destilação do vinho que tem uma graduação alcoólica final de 40 a 60%. Seu nome vem da indicação de procedência da região homônima da França.

Para sua produção são utilizadas variedades viníferas brancas, como Ugni Blanc, Folle Blanche e Colombard. Após a colheita das uvas, parte-se para o processo de vinificação, quando é extraído um vinho ácido e de baixo teor alcoólico. Os produtores de Cognac descobriram que destilando duas vezes esse líquido, ou seja, levando o vinho à ebulição e recuperando a parte da bebida com maior proporção de álcool seria possível obter uma bebida deliciosa.

Após a obtenção da eau de vie, outro nome dado à bebida, o produto fica em repouso em barris de carvalho por anos e anos. Nesse período ele vai adquirindo uma cor âmbar e ganhando sabores obtidos com maturação em madeira. Depois desse período de descanso o master blender de cada casa de Cognac dispõe de matéria-prima necessária para a elaboração de suas mesclas, mantendo a consistência de cada marca através do tempo.

As variações de idades são apresentadas nos rótulos de cada cognac. As mais comuns são a VS (Very Special), em que a bebida mais jovem tem no mínimo dois anos de envelhecimento, a VSOP (Very Special Old Pale) na qual a idade média do Cognac é de 12 a 20 anos, e a X.O. (Extra Old), com cerca de duas a quatro décadas.

Mesa de seleção de blends da Maison Hennessy
Alambiques de destilação de Cognac

Armagnac

No ano de 1310, um padre francês da cidade de Eauze chamado Vital Dufour descreveu os benefícios para a saúde de uma eau de vie conhecida como aygue ardente. Em suas anotações ele mencionava mais de 40 usos para a aygue ardente nome pelo qual o armagnac era conhecido naquela época. Este documento, anos depois, acabou sendo o primeiro registro e referência a essa bebida.

O Armagnac é produzido na França nas regiões de Gers, Landes e Lot-et-Garonne no local antigamente conhecido como Gasconha. O triângulo formado pelas cidades de Bordeaux, Toulouse e Pau delimita e demarca, por decreto de lei do governo francês, desde maio de 1909, a região com a denominação Appellation Controllés Armagnac.

O Armagnac é produzido unicamente com vinhos brancos de dez castas distintas. As mais comuns são Ugni Blanc ou Saint-Emilion, Colombard, Baco 22A e Folle Blanche. Estas variedades produzem um vinho-base muito ácido, ótimo para a destilação.

A região demarcada de Armagnac se divide em três sub-regiões; Bas -Armagnac, Ténarè e Haut-Armagnac. Ele pode ser classificado nas seguintes categorias: 3 Étoile (3 estrelas) ou VS (Very Special), mínimo de dois anos de

Bas Armagnac Delord X.O.

envelhecimento; VSOP (Very Special Old Pale), de quatro anos de envelhecimento; Napoléon, mínimo de seis anos de envelhecimento; XO (Extra Old) ou Hors D’Âge, envelhecimento de dez anos ou mais; e XO Premium, envelhecimento de 20 anos ou mais. Ainda existe a possibilidade de eles serem Millésimés, Armagnacs que provêm de uma única colheita e têm o ano destacado no rótulo.

Cognac x Armagnac

Além de serem produzidos em regiões demarcadas distintas, as variedades de uvas também são diferentes. Mas talvez o maior diferencial entre eles seja o processo de destilação. Enquanto o Cognac é destilado duas vezes, o Armagnac passa por apenas uma destilação. Isso faz com que a bebida final seja muito mais potente e persistente em sabor, sem alterar o teor alcoólico, que é de 40%, nas duas bebidas. Por conta disso, uma boa sugestão de harmonização é a de degustar charutos mais suaves com Cognac, e mais potentes com Armagnac.

As duas bebidas vão para barris de madeira e ficam envelhecendo por tempos distintos. Como produto final o armagnac fica disponível para consumo mais rápido que o cognac, que costuma ficar em barris entre 20 e 60 anos.

 

Matéria retirada da 1ª Edição do Caruso Journal

Anterior Por onde andam os gigantes?
Próximo Digno de Connoisseur

Sem comentário

Deixe uma resposta