Notas da 19ª Edição do Festival del Habano


Caruso Journal conta as novidades e os destaques da 19ª edição do Del Habano, em Cuba

POR CESAR ADAMES

Imagine uma semana em que você pode apreciar charutos todos os dias, sem nin­guém reclamar, visitar uma plantação de tabaco, conhecer as principais fábricas de Habanos e comprar o produto nas melhores lojas, com uma grande oferta de marcas e for­matos. Para os aficionados tudo isso aconteceu na última semana de fevereiro e na primeira de março, durante a 19ª edição do Festival del Habano, em Havana, Cuba. O evento é orga­nizado pela estatal Habanos S.A., que contro­la toda a comercialização dos charutos cuba­nos e tem diversas atividades, como a visita às plantações em Pinar del Rio e às fábricas La Corona e H. Upmann, e ainda a Feira Comer­cial, o Seminário Internacional, o Concurso Habanosommelier e o Jantar de Gala.

NOVIDADES

No primeiro dia de evento, uma coletiva de imprensa apresentou os lançamentos da em­presa para o ano de 2017. Entre as edições limitadas teremos três novidades. O Cohiba Talismán, um charuto com formato de 15,4cm de comprimento e cepo 54, tem nome de ga­lera Cañonazo Doble e será comercializado em caixa envernizada com dez unidades. A marca Partagas terá um novo charuto, o Par­tagas Series Nº 1, com 13,8cm de compri­mento e cepo 52, e que virá em caixa com 25 unidades. Completando o trio, a marca Punch terá o Regios de Punch, um Hermoso Especial com 12cm de comprimento e cepo 48, em caixas com 25 unidades.

Para a rede de lojas La Casa del Habano, especializada na venda dos puros cubanos, são duas as novidades. O Trinidad La Trova, em bitola inédita, o Cañonazo Especial, 11cm de comprimento e cepo 54, comercializado em caixas com 12 charutos. E o H. Upmann Connoisseur B, que tem 15cm de compri­mento e cepo 54, em caixas de 25 unidades. O Connoisseur B vem para dar continuidade à linha que se iniciou com o H. Upmann Con­noisseur A, em 2013. A marca Trinidad, por problemas de registro, não é comercializada no Brasil e esta novidade dificilmente chega­rá ao mercado nacional.

LA NOCHE DE BIENVENIDA

A noite de boas-vindas aconteceu no Club Habana, na costa ocidental da cidade, com o lançamento da Gran Reserva Cosecha 2011, da marca H. Upmann. A bitola escolhida foi o Sir Winston com 17,8cm de comprimento e cepo 47, um dos charutos mais emblemáticos da marca. O conceito Gran Reserva utiliza folhas de tabaco colhidas na região de Vuelta Abajo, em 2011, e que foram envelhecidas por no mínimo cinco anos. Este lançamento será apresentado em 5 mil caixas numeradas, com 20 charutos cada.

JANTAR QUAI D’ORSAY

As noites de quarta-feira sempre são destina­das a algum jantar especial durante o Festival del Habano. A deste ano foi uma homenagem à marca de charutos Quai D’Orsay, que esta­va quase desaparecendo do bitolário de Haba­nos. Com o lançamento de duas novas bitolas e mudanças de anilha e apresentação, a ideia foi rejuvenescer a marca. Além do tradicional Coronas Claro, com 14,2 cm de comprimento e cepo 42, entram na linha o Quai D’Orsay Nº 50 (11cm e cepo 50) e o Quai D”Orsay Nº 54 (13,5cm e cepo 54), em caixas de dez e 25 unidades. Destinada inicialmente apenas para o mercado francês, a marca agora ganha distribuição mundial.

CENA DE GALA

Uma das atividades mais esperadas do festival é o jantar de encerramento, que acontece às sex­tas-feiras no PABEXPO, grande pavilhão de eventos em Havana, com capacidade para mais de 2 mil pessoas. É nessa noite que acontece a apresentação do charuto especial do ano, além de um leilão de umidores especiais, cuja renda obtida vai para o sistema de saúde cubano.

A marca escolhida para ser homenageada este ano foi a Montecristo, com o lançamento de uma linha de charutos, a Montecristo 1935, ano de fundação da marca, e que se propõe a ser a mais sofisticada, com sabor forte.

São três formatos, dois deles inéditos no portfolio da Habanos S.A.: o Maltés tem 15,3cm de comprimento e cepo 53 e o Dumas tem 13cm e cepo 49, enquanto o Leyenda, com 16,5cm e cepo 55, vai ter o mesmo formato da edição especial Montecristo 80 Aniversá­rio, lançado em edição limitada em 2015 para comemorar os 80 anos de fundação da marca.

Pela primeira vez também Montecristo apresenta uma linha de charutos forte, que complementa as de sabores médio a fortes da Linha Clássica (Nº 1 a Nº 5), e a linha Edmun­do e o sabor médio dos charutos da linha Open.

A apresentação dos novos charutos tam­bém é inédita: uma caixa especial, de cor marrom e com o símbolo da fabricante, foi criada exclusivamente para isso e contará com 20 charutos cada.

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