10 LUGARES PARA VIAJAR PELO BRASIL DURANTE O INVERNO


São Bento do Sapucaí

Com a chegada do outono, os brasileiros já começam a se preparar para o inverno, época ideal para dar uma escapada para as regiões mais montanhosas do país. Quem quer curtir o frio, sozinho ou acompanhado, acaba migrando sem pensar duas vezes, já imaginando os pés quentinhos na beira de uma lareira e o visual em meio a natureza. Vem conferir nossas dicas para viajar no inverno no Brasil!

Em vários Estados do Brasil há chances de se aproximar do clima frio, especialmente em Santa Catarina, onde há cidades com temperatura abaixo de zero, que ocasionam ainda a presença de neve. Para quem vive num país tropical, este é um passeio totalmente fora da rotina, mas não esqueça a jaqueta em casa, por favor.

Separamos 10 dicas de cidades para viajar pelo país nesta época do ano:

1. São Bento do Sapucaí (SP)

Localizada no nordeste do estado de São Paulo, esta é uma das cidades coloniais mais bonitas e charmosas do interior paulista. Esta pequena cidade é o destino certo para curtir o frio, comer bem, passear ou, radicalizar em esportes de aventura. Apenas 185 km de São Paulo e 45 km de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí se destaca pela riqueza cultural e diversidade de atividades – trilhas, escaladas, cachoeiras e ateliers.

2. Campos do Jordão (SP)

Batizada de “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão faz jus ao glamouroso título quando chega o inverno no Hemisfério Sul. A 1.628 metros de altitude, emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e pelos bosques coloridos com o amarelo dos plátanos, a cidade capricha na arquitetura típica européia, na gastronomia e na programação do Festival de Inverno, um dos mais conceituados do país quando o assunto é música clássica.

Campos do Jordão

3. São Joaquim (SC)

Quando chega o inverno, a pequena cidade de São Joaquim ganha as manchetes dos jornais do país. Localizada a 1.353 metros de altitude, a cidade registra temperaturas que chegam a dez graus negativos, trazendo a neve e, consequentemente, turistas. Em junho e julho, as ruas da cidade de 20 mil habitantes ficam congestionadas, lotando a modesta rede hoteleira. Um dica para aproveitar o inverno na cidade, são as visitas aos lagos e cachoeiras da região, que chegam a congelar.

4. Canela (RS)

Além de abrigar a mais alta cascata do Rio Grande do Sul, chamada de Caracol, a vizinha de Gramado é cercada de flores em jardins bucólicos, matas nativas, morros e vales. Além disso, o tradicional churrasco, o romântico fondue e o doce chocolate caseiro são especialidades que agradam os turistas. Tranquila, é ideal para famílias e casais que querem descansar e apreciar as belezas naturais da vida.

5. Visconde de Mauá (RJ)

Escondida na Serra da Mantiqueira, na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, Visconde de Mauá é um dos mais concorridos redutos de inverno do Sudeste. A 1.300 metros de altitude, a vila e seus arredores reservam agradáveis surpresas aos visitantes que encaram as estradas de terra cheias de curvas sinuosas e muitos buracos para conhecer os encantos da região.

6. Gramado (RS)

Com influências alemãs e suíças, Gramado é um pedacinho da Europa no Brasil. O clima alpino, casas com estilo enxaimel, belos parques e ótimas opções quentinhas para aquecer a alma, como fondues, a cidade é ideal para casais em clima de romance.

Gramado

7. Monte Verde(MG)

Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde se tornou famosa por suas próprias qualidades. Próxima dos grandes centros de um país tropical como o Brasil, Monte Verde apresenta características tipicamente europeias; reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas oferece a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior. Enfim, é uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza.

8. Nova Friburgo (RJ)

Quem pensa que o Rio de Janeiro é um lugar somente para praias a escaldantes 40°C está muito enganado. Em Nova Friburgo, reerguida após os desastres de 2011, quem manda são os vales verdes, os lagos e o clima de montanha, que chega até as charmosas pousadas. Vale visitar o Parque Estadual dos Três Picos, que tem trilhas de vários níveis de dificuldade, feitas com o auxílio de guias.

Nova Friburgo

9. Gonçalves (MG)

Localizada em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, a cidade de Gonçalves está a uma altitude de 1230 metros e tem localização e clima privilegiados para quem busca descanso. O lugar é uma delícia para famílias que curtem ecoturismo, mas também é um ótimo destino para casais, já que muitas pousadas privilegiam um clima romântico.

10. Domingos Martins (ES)

Pouco conhecida mas bela, a cidade de Domingos Martins é cheia de atrações bacanas, destaque para o passeio de trem. Roteiros focados em produtos rurais e rafting no Rio Jucu são outros programas feitos para aproveitar o município capixaba.

Anterior Drink Experience - Mês de Abril
Próximo Caminhada pelo País Basco

Sem comentário

Deixe uma resposta