CARUSO 135 ANOS


Inovação e Liderança no Ramo de Tabacaria – POR ANDRÉ CARUSO

Sim, estamos passando pela pandemia, mas já às vésperas da Vacina, se Deus quiser! Nós, da Caruso, passamos sem “pegar o vírus” e seus efeitos perversos, mas tivemos que adiar a comemoração dos nossos 135 anos. Uma data tão importante que queremos e vamos comemorar com vocês! Postergamos os planos, mas todos os associados serão convidados para um jantar em 2021, quando completaremos 136 anos. Afinal, a Tabacaria Caruso, todos estes anos sob comando da mesma família, é quase tão longeva quanto a Hering e um pouco mais velha que a Alpargatas, Gerdau e Açúcar União, entre outras marcas tão conhecidas e presentes em nossas vidas.

Foi em 1885 que desembarcou em Santos, vindo de Cosenza sul da Itália, o Sr. Felipe Caruso, avô de Adriana Caruso, por sua vez, mãe de André Caruso Sacchi, que hoje comanda a marca. O patriarca dominava a arte de enrolar cigarros e, logo que aqui chegou, iniciou com uma rústica bancada a enrolar e vender cigarros na porta de comércios de familiares, que já moravam no Brasil. Os filhos do Sr. Felipe foram mais longe do que apenas enrolar cigarros, fundaram a Fábrica de Cigarros Caruso no bairro do Cambuci, que produziu marcas famosas e que foi finalmente vendida nos anos 80.

No centro antigo de São Paulo, a Tabacaria Caruso operou em endereços tradicionais: na Av. São João, na Rua XV de Novembro e na Rua Líbero Badaró, anexa ao elegante São Paulo Othon Palace. Sob o comando de Sr. Arthur, um dos filhos do Sr. Felipe, além de tabaco, éramos fortes também em presentes finos e perfumaria importada. Em 1967 a Caruso inaugurou a primeira tabacaria nos Jardins, na Alameda Lorena, esquina com R. Augusta, ao lado da famosa “Old England”, um marco para nossa história.

No comando dos negócios por cerca de 40 anos, Adriana Caruso seguiu inovando, reinventando e acreditando no forte espírito de liderança que sempre foi e será o lema da Caruso. Assim, em 1998, inauguramos o 1º Cigar Bar de São Paulo, com decoração primorosa, no primeiro andar da famosa churrascaria “The Place”, na Haddock Lobo.

Fomos também a tabacaria escolhida para compor a então Daslu Homem na Vila Nova Conceição, que daria origem a estupenda Villa Daslu, em 2005. Lá estava a Tabacaria Caruso, instalada no que era chamado de “playground” masculino, no segundo andar daquele templo do luxo, reconhecido mundo afora. Ainda sob a gestão de Adriana fomos a Londres para uma parceria com Truefitt and Hill, a mais antiga e tradicional Barber Shop Inglesa, segundo o Guinness Book, e com esse knowledge abrimos a primeira tabacaria com barbearia de São Paulo.

A entrada da quarta geração da família em maio de 2008, comigo, And

 

ré, trouxe uma loja conceito da Caruso com barbearia e um simpático mezanino para degustação de charutos, no mais luxuoso centro de compras da cidade de São Paulo, o Shopping Cidade Jardim. Percebemos então, que havia uma demanda para novos espaços onde se pudesse degustar charutos e passamos a organizar pequenos eventos nos jardins do Shopping Cidade Jardim, nas mesas externas do Pobre Juan, e também no super agradável bar Ilha das Flores.

Uma família de empreendedores não conhece fronteiras e foi assim que se iniciaram as Viagens Caruso, sempre em torno do universo dos charutos, com a Caruso Cigar Expedition I – Amazonia em maio de 2012. De lá para cá, foram seis deliciosas viagens para o Anavilhanas Lodge, o melhor hotel de selva do Brasil, para conhecer a floresta, degustar as melhores bebidas da Pernod Ricard e onde formaram-se grandes amizades, sempre em torno dos charutos da Caruso.

E houveram várias outras viagens:

– 2014 – primeiro evento Caruso no Sofitel Jequitimar do Guarujá.

– 2015 – levamos 45 clientes para dias inesquecíveis no Txai Resorts Itacaré.

– Ao longo dos anos foram diversas viagens Caruso a Cuba, levando grupos privilegiados que visitaram até a fábrica de El Laguito, onde são produzidos os famosos charutos da marca Cohiba.

– Foram inúmeras as degustações de charutos pilotadas pela Caruso nos “Fóruns de Comandatuba” do LIDE.

Mas foi em janeiro de 2016 que demos o mais importante passo em termos de inovação, com a reinvenção do negócio de tabacarias no Brasil, para comprovadamente selar o espírito de liderança de mercado da Caruso. Inauguramos o Caruso Lounge, considerado a maior tabacaria da América Latina. Totalmente voltado ao universo do charuto e todo o lifestyle que o cerca, traz diversos serviços e um autêntico gentlemen’s club com uma série de vantagens para os associados, no coração da Faria Lima, o novo centro financeiro de São Paulo.

A abertura do Caruso Lounge impulsionou o mercado de Charutos Premium no Brasil, ocasionando a abertura de novos espaços para degustação, o surgimento de grupos de “charuteiros” nas redes sociais e whatsapp, o lançamento de várias marcas de charutos nacionais e importados e a realização de inúmeros eventos e experiencias ligados a este mundo.

Entre estes eventos, vale destacar o I Caruso Exclusive Edition em 2019, que recebeu a nata do mercado Brasileiro de charutos, além de importantes convidados estrangeiros, no Sofitel Jequitimar do Guarujá. Foram três dias de debates, cursos, degustações, lançamentos, harmonizações e muita diversão, para os cerca de 550 participantes, casais em sua maioria, no maior evento de charutos já realizado por aqui.

Para encerrar este artigo, já que a Caruso não para, aguardem muitas novidades em breve!

Afinal, vem aí mais 135 anos de liderança!

 

 

Anterior DO MERCADO FINACEIRO À PRODUÇÃO DE CHARUTOS PREMIUM
Próximo NOVIDADES CARUSO PARA 2021