Um ano para ficar na história


Fotos: Murillo Medina Fotografia

Um ano para ficar na história

Por Cesar Adames

Chega o final de cada ano e sempre temos as famosas retrospectivas dos destaques do ano. No mercado de charutos este ano vai entrar para a história por conta da quantidade de eventos, charutos e acontecimentos que marcaram a memória de todos apreciadores. Veja abaixo o que foi destaque em cada categoria.

Eventos

Nos últimos dois anos o mercado ganhou um evento que já chegou a sua terceira edição, o Festival Origens (2) que reúne apreciadores dos charutos baianos em três dias de evento que acontecem no Recôncavo Baiano. Em 2019 dois outros grandes eventos entraram no calendário.

O Caruso Exclusive Edition (4) reuniu cerca de 500 pessoas em um final de semana no Hotel Jequitimar no Guarujá. Organizado pela família Caruso o evento contou com a presença de personalidades com o embaixador da marca Davidoff Klass Kelner e o Master Blender Hirochi Robaina.

Habanos Night 2019 (6) foi realizado pela importadora dos charutos cubanos no Brasil Emporium Cigars. Pela primeira vez o Brasil teve a oportunidade de sediar um grande evento que já acontece com frequência em outros países. Cerca de 350 pessoas participaram de um grande jantar com ótimos charutos.

Charutos

Até o fechamento desta edição foram 9 lançamentos de charutos e marcas no mercado. Os produtores nacionais apresentaram cinco novos formatos para suas marcas durante o Festival Origens. Dannemann Torpedo 52 (1), Del Patron Gran Corona (3), Dona Flor Gran Corona Graduado (5), Leite & Alves Gordito (7) e Monte Pascoal Divinos (9).

Dois grandes produtores Davidoff (11) e Oliva (13) entram no mercado com diversos formatos e blends. Da Itália tivemos a volta dos famosos charutos Toscano (14) e a Caruso apresentou a linha de charutos CR (15) durante o seu evento no Guarujá.

Habanos World Challenge

Pela primeira vez o Brasil pode organizar a edição Brasileira do Habanos World Challenge, concurso que acontece todos os anos em Cuba durante o Festival del Habano. Cinco duplas foram para a final em duas provas, degustação as cegas e Habanos Moments onde deveriam apresentar e comentar uma harmonização de charuto e bebida. A dupla ganhadora foi Claudio Haase e Sérgio Cimerman, associados da Caruso que vão representar o Brasil em Cuba na próxima edição do concurso em Fevereiro de 2020.

Nova fábrica e espaço charuteiro

Em Outubro de 2019, tivemos a abertura da Fábrica de charutos Diógenes Puentes em Araraquara, interior de São Paulo. O novo espaço foi projetado para receber os apreciadores que queiram conhecer esse universo fascinante que é a produção de um verdadeiro puro. Neste ambiente exclusivamente preparado para os visitantes é possível ver todas as etapas de produção, desde a preparação das folhas até o processo de maturação e controle de qualidade. Ainda é possível aprender a enrolar seu próprio charuto em uma masterclass dirigida pelo mestre Diógenes.
Outro fato marcante do ano foi a reinauguração da unidade Jardins da rede de Churrascarias Fogo de Chão que passa agora a contar com uma tabacaria com venda de 21 marcas de charutos e um espaço reservado para degustação. Desde o surgimento da lei anti-fumo é a primeira vez que uma empresa do ramo de alimentação faz um investimento na área.

Anterior Royal Salute apresenta um whisky inspirado na neve
Próximo 10 Exercícios para a Coluna: Saiba quais são.

Sem comentário

Deixe uma resposta