BOVEDA X GELLY


Boveda x Gelly

Humidificar ou desumidificar, eis a questão!

Por Thomas Ziemer

Todo charuteiro tem a mesma sensação quando abre sua caixa e os charutos estão com as capas oleosas e muito cheirosas, da uma vontade imensa de fumar, não importa a hora do dia.

Temperatura e umidade estáveis (18-22ºC e 68-72%) são o segredo de um envelhecimento longo e saudável dos seus charutos, antigamente o único sistema de umidificação eram as “esponjas” que colocávamos água e eram fixas na tampa da caixa umidora, hoje graças a novas tecnologias temos dois produtos, o Boveda e o Gelly.

A Boveda surgiu primeiro, empresa americana especializada em sachês de umidificação de pequenos espaços, não apenas para charutos para também para alimentos, fumos medicinais e até instrumentos musicais! O seu funcionamento é muito simples, basta retirar o sachê da embalagem plástica e colocá-lo sobre os charutos. Ele é feito de uma solução de água pura e sais minerais e por conta do material do sachê, ele permite o sachê adicionar ou retirar humidade do ambiente, processo chamado de “osmose reversa”.

O Gelly é um produto novo no mercado brasileiro, feito pela empresa espanhola Humidiff especializada em caixas umidoras de cedro, embalagens plásticas para charutos e envases para o atacado. Feito de propileno glicol, ele mantém a umidade do ambiente em 72%.

Prós e contras: o Boveda é o mais fácil de usar, apenas retire da embalagem e coloque em qualquer lugar da caixa, já o Gelly requer um pouco de cuidado pois se for colocado com as aberturas do sachê para baixo ele pode vazar o líquido nos charutos, o sistema de umidificação dos dois funciona muito bem, apenas ressaltando que o sistema da Boveda é mais completo por também retirar a umidade do ambiente se tiver em excesso, já o Gelly apenas umidifica. O Gelly tem um medidor de umidade no sachê que mostra se a umidade está correta ou não, já o Boveda não tem. O Gelly veio com um preço mais competitivo que o Boveda. Ambos os produtos são muito bons e vale a pena experimentá-los e sua preferência vai de gosto, eu no caso uso os dois, em minhas caixas de viagem uso os bovedas por não ter o problema do vazamento, já em casa em caixas maiores uso os Gelly.

Grande abraço e boas baforadas!

Anterior A CACHAÇA E SUAS MADEIRAS
Próximo PÁTRIA DE ANILHAS

Sem comentário

Deixe uma resposta