Helicidade


Centro de serviço localizado no bairro do Jaguaré oferece o melhor para o piloto e sua aeronave

Por André Zanete

O Helicidade é um dos maiores centros de serviços especializados para helicópteros do país. Localizado no bairro do Jaguaré, a empresa possui toda a infraestrutura necessária para receber as aeronaves, assim como seus usuários e pilotos. Com uma área de 18 mil m² e um prédio de quatro andares, conta com um heliponto, 11 spots, 4.500 m² de hangaragem para cerca de 80 aeronaves, oficina para manutenção, além de áreas de manobra e de abastecimento. O espaço também oferece serviços para usuário e pilotos, como estação meteorológica online, salas de reunião, escritórios para locação, restaurante, loja de conveniência, vestiários e suítes para descanso e pernoites.

Um dos grandes diferenciais do Helicidade é a localização privilegiada. O fato de estar situado no bairro do Jaguaré (SP) oferece dois benefícios importantes. Primeiro, os usuários do Helicidade economizam tempo; segundo, a facilidade de locomoção para qualquer região de São Paulo reduz o custo operacional.

A ideia surgiu do acionista, e apaixonado por aviação, Fabio Tinelli, que em uma de suas viagens para os Estados Unidos percebeu a grande concentração de FBOs (Fixed-base operator; operador de base-fixa, em português), serviço que até então era inexistente no Brasil.

Depois de diversas pesquisas, iniciadas em 1999, com proprietários de aeronaves, pilotos e usuários para entender o que eles esperavam em um helicentro, foi desenhado o conceito do Helicidade, começando suas operações em março de 2002.

No início de suas operações, o Helicidade sofreu rejeição por parte da população do bairro do Jaguaré. Os residentes acreditavam que a construção de um Heliporto irá gerar muito incômodo na região, devido às operações de decolagem e pouso. “Teve um pouco de preconceito no início, os moradores acharam que seria igual um aeroporto com várias operações ao longo do dia, mas na verdade trabalhamos com períodos de movimento, às vezes alto e às vezes baixo”, defende o diretor Edson Pedroso. “Como forma de se inserir na comunidade e mostrar que não viemos atrapalhar, mas sim promover o crescimento da região, desenvolvemos trabalhos sociais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população local.”, acrescentou. Entre os projetos realizados pelo Helicidade, destacam-se os feitos em parceria com a Associação Aquarela e o com o Instituto Reciclar, ambas associações ministram cursos extra-curriculares para as crianças da região.

Além desses projetos, o Helicidade vem realizando desde 2010, em parceria com IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza a neutralização de carbono de todas as operações de pouso ou decolagem das aeronaves que operam no conjunto, através do plantio de mudas nativas no Parque Ecológico do Tietê. Desde o início da parceria foram plantadas mais de 22 mil mudas de árvores referentes à mitigação de 3.750 toneladas de CO2. “Pelo conhecimento que eu tenho do mercado, o Helicidade é o único que faz isso. Muitos não têm tanta preocupação com o isso, mas nós temos”.

Outra área de negócios da Helicidade é o Helisales, que chega com o compromisso de atender as necessidades do cliente, tanto na compra como na venda de uma aeronave. Oferecendo suporte completo na negociação, selecionando as melhores opções do mercado; elaborando contratos, indicando os melhores profissionais para pré-compra, transferência de propriedade, seguros e hangaragem.

A experiência da Helicidade é fruto de mais de 15 anos de atuação com mais de 300 mil operações sem nenhum acidente. Isso reafirma o compromisso da empresa com a segurança de clientes e colaboradores.

Quando perguntado sobre o futuro da empresa, Edson disse que dois pontos de apoio estão sendo construídos fora da cidade de São Paulo, um em Camburi, no litoral norte do Estado, e um em Angra dos Reis, próximo do Hotel Fasano. “As obras de Angra dos Reis estão mais adiantadas, a previsão é que nas férias de julho já esteja operando. Já o de Camburi, a expectativa é para o final deste ano ou início do ano seguinte.”, acrescentou.

Anterior Late Harvest parte 1
Próximo Phoenicia Trading Seleciona o Blend Para seu Charuto de 40º Aniversário

Sem comentário

Deixe uma resposta