Planejamento Financeiro Eficiente


planejamento financeiro eficiente

Entenda Os Passos Necessários Para Tornar Eficiente Seu Planejamento Financeiro

PROTEJA SEU PATRIMÔNIO

A maioria das pessoas se preocupa com o resultado dos seus investimentos sem proteger o patrimônio conquistado, isso se faz com o uso dos seguros.

O que adianta você ter patrimônio e investimentos sem um bom seguro saúde, um bom seguro de vida, um seguro de responsabilidade civil para processos profissionais que você venha a sofrer ou até um seguro de incapacidade profissional para garantir uma renda na incapacidade de trabalhar?

A contratação de seguros deve ser feita com a orientação de um consultor financeiro, pois existem varias formas de “dar eficiência“ a suas coberturas reduzindo os custos.

CONSTRUA UM PLANO DE SEGURANÇA PARA O FUTURO

Alguns chamam de PREVIDÊNCIA, eu prefiro chamar de plano de segurança, pois ele será construído para garantir uma vida confortável mesmo quando você decidir diminuir o ritmo de trabalho ou até mesmo parar de trabalhar e será muito útil caso seus outros planos não funcionem como o previsto.

Muitas pessoas negligenciam a importância dos planos de PREVIDÊNCIA  e acabam pagando um alto preço por isso, sujeitando-se a diminuir drasticamente seu padrão de vida no momento em que deveriam estar usufruindo do resultado de muitos e muitos anos de trabalho.

A construção de um bom plano de PREVIDÊNCIA será facilitado ou poderá ser dificultado quando pensamos no tempo para a sua construção, pois a magia dos juros compostos (seu dinheiro rendendo juros sobre os juros que já foram ganhos no mês passado) está intimamente atrelada ao TEMPO.

Mas quanto devo poupar da minha renda para o meu plano de PREVIDÊNCIA?

Você encontrará varias sugestões na literatura especializada, mas eu particularmente prefiro olhar essa questão de outra forma: Você trabalha o mês inteiro e com o dinheiro que recebe como fruto deste trabalho, sendo negócio próprio ou não, você pagará varias contas,  comprará bens e contratará serviços que de forma direta ou indireta deixarão pessoas mais ricas, mas no final do mês não sobrou nada para você poupar (ficar mais rico), ou seja, VOCÊ TRABALHOU O MÊS INTEIRO PARA DEIXAR MUITAS PESSOAS MAIS RICAS, MENOS A PESSOA MAIS IMPORTANTE, VOCÊ!

Você realmente acha que isso está certo?

Portanto, se você acha que merece separar 10%, 20% ou 50% da sua renda para que VOCÊ fique mais rico, você está certo e se achar que não merece nada, você também está certo.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ATIVO E PASSIVO

Não trataremos do conceito contábil de ativo e passivo mas sim do conceito financeiro, onde:

  • ATIVO – gera renda (te aproxima da riqueza)
  • PASSIVO – gera despesa (te afasta da riqueza)

Exemplos de ativo:

  • Aplicações financeiras
  • Imóveis alugados
  • Ações que geram dividendos

Exemplos de passivo:

  • Sua casa – gera impostos, contas de agua, luz, gás, condomínio, custos de manutenção entre outros
  • Seu carro – desvaloriza, você paga seguro, ipva, manutenção como troca de óleo , freio e pneus

A diferença entre as pessoas bem sucedidas e as outras, é que a primeira coisa que os bem sucedidos fazem quando recebem algum dinheiro é comprar ATIVOS que geraram mais dinheiro com o qual novamente compraram ATIVOS e assim sucessivamente, já a primeira coisa que as outras pessoas fazem quando recebem algum dinheiro é trocar de carro, comprar o novo iphone e outros símbolos de status que aumentaram seus gastos e os afastará da riqueza.

Sempre que você for gastar seu dinheiro, analise se estará se aproximando da riqueza ou se estará se afastando dela.

CONHEÇA SUAS DESPESAS

A construção de um planejamento financeiro eficiente passa necessariamente pelo conhecimento dos seus gastos, mesmo que esse conhecimento não seja levado aos detalhes.

Inclusive o mito de que devemos anotar absolutamente todos os detalhes das nossas despesas acaba nos atrapalhando, pois se não conseguimos esta perfeição acabamos desistindo. Acredito que cada um de nós tem uma história de vida, além das diferenças básicas como sexo, idade, personalidade entre outros, o que nos faz pessoas diferentes uns dos outros.

Minha orientação é que você encontre uma “receita” para conhecer suas despesas mensais que seja adequada à sua forma de ser, que pode ser um programa de celular, uma planilha de excel, uma agenda ou ainda um pequeno caderno, e que o nível de detalhamento das despesas também seja adequado às suas características.

Algumas pessoas não conseguem anotar todas as despesas e terão que se contentar em agrupa-las, pagando por exemplo as despesas com alimentação e combustível com dinheiro sacado no caixa eletrônico e lançado nas suas anotações no grupo “despesas pessoais”, não é o ideal, mas se não for desta maneira estas pessoas desistiriam de anotar as despesas e não terão NENHUM CONTROLE.

Outra forma de controle de despesas é efetuar todos os gastos no cartão de crédito e usar a fatura para distribui-las nos devidos campos, mas essa estratégia pode ser perigosa para as pessoas descontroladas financeiramente.

TENHA OBJETIVOS

Certamente umas das formas mais inteligentes de tornar eficiente seu planejamento financeiro é definir seus objetivos futuros e assim separar mensalmente o dinheiro necessário para cada um deles, pois quando não os temos, desistimos facilmente de poupar dinheiro em prol das muitas tentações que nos são apresentadas de usufruir a prazer imediato.

Importante destacar que OBJETIVO tem que ter “vida” ou seja, deverá ter detalhes, data e valor pois senão serão apenas sonhos.

Exemplo de objetivo:

Fazer uma viagem para a Europa, passando por Paris, Londres e Roma, a duração da viagem será de 18 dias, seu custo será entre U$ 20,000 e U$ 25,000 e ela acontecerá no segundo semestre de 2018.

Percebam que este objetivo tem detalhes, tem valor e tem data, o que faz com que ele tenha “VIDA”, que eu possa “SENTI-LO” e portanto serei estimulado a separar o valor necessário para realiza-lo.

DESBANCARIZE SEUS INVESTIMENTOS

Tradicionalmente usamos o banco de varejo (que tem agências) como local dos nossos investimentos, contrariando o que já acontece em outros países do mundo como a India, onde somente 30% das pessoas usam estas instituições, ou os Estados Unidos onde apenas 1% das pessoas usam estas mesmas instituições, já no Brasil 95% da nossa população faz uso dos bancos que tem agencias como seu local dos seus investimentos e o que é pior, quem os orienta é o gerente do banco, que foi contratado pelo banco para dar lucro para o banco, ou alguém tem dúvida disso?

No Brasil já podemos contar com algumas grandes corretoras que são verdadeiros hipermercados de investimentos, onde você encontrará uma enorme variedade de opções com rentabilidades claramente melhores, . pois as instituições que disponibilizam estas opções não tem milhões de correntistas e para conquistar-nos tem que apresentar custos baixos e investimentos eficientes, tornando-os naturalmente melhores.

CONTRATE UM CONSULTOR FINANCEIRO

O mercado financeiro é muito dinâmico e você certamente não terá tempo para acompanhá-lo, mesmo porque, dedicar seu tempo à sua especialidade profissional lhe trará resultados financeiros muito melhores, por isso, delegue este trabalho a um profissional que deverá conhecer detalhes da sua forma de pensar e da sua vida pessoal e financeira, só assim ele conseguirá montar um planejamento financeiro feito sob medida e consequentemente mais EFICIENTE.

 

Anterior Ducati Multistrada 950: Prazer em Diminuir
Próximo Principais Tipos De Investimentos

Sem comentário

Deixe uma resposta