todos Paladares de La Habana


Paladar é um de nossos cinco sentidos, é a capacidade de reconhecer gostos e substâncias colocadas sobre a língua. Em Cuba, ele tem mais um significado, é o nome como são conhecidos os restaurantes que não pertencem ao governo cubano. Na sua grande maioria são conduzidos pela família que pode ou não morar na casa, têm preços convidativos e comidas deliciosas. Alguns já viraram referência como o La Guarida, o mais famoso do país, mas também temos estreantes como o Jama, com menos de um ano, contando com drinks e pratos excelentes.

O único não Paladar deste texto é o restaurante La Bahia, localizado no Iberostar Grand Packard, hotel de luxo aberto ano passado. Além da decoração moderna, seu diferencial é o resgate das antigas e tradicionais receitas típicas cubanas e apresentá-las com nova roupagem.

Dona Eutimia

Sua localização privilegiada, ao lado da Plaza da Catedral e próximo ao bar La Bodeguita del Médio, fez com que fosse indicado nº 1 no site Trip Advisor por muito tempo. Fica numa casa ao final de uma rua sem saída, porém logo ganhou concorrência de outros restaurantes que adoram explorar sua fama e, também, se intitulam Dona Eutimia. Cuidado para não entrar em nenhum deles, o verdadeiro é o último da rua, à direita.

Seu cardápio traz receitas clássicas cubanas muito bem preparadas. Para começar, peça a tradicional fritura de Malanga (tubérculo da família do inhame e mandioca) ou Tostones Rellenos. Como prato principal fica difícil decidir entre a Ropa Vieja del Chorro, a Carne Frita, o Chilindron de Cordero ou o Picadillo a La Habanera.

El Rum Rum de La Habana

Esta casa foi inaugurada há dois anos por Osiris Oliver, grande conhecedor de vinhos, antigo maitre do tradicionalíssimo El Templete. Ela tem como vizinho o clássico La Bodeguita del Médio e brilha com sua carta de drinks e um menu com pratos excelentes. Como entrada não deixe de provar as Croqueticas Caseras del Rum ou os Lomitos de Pescado em Adobo. No menu principal, recomendo a Paella de la Tierra, a Paella Marinera e a minha preferida Fideua de Frutos do mar, massa fina com mariscos.

Outro destaque da casa é a equipe sempre bem treinada e atenta, se der sorte você pode encontrar com Osiris e degustar alguns runs diferenciados, inclusive de sua coleção pessoal.

Jama

Um dos mais novos paladares de Havana surpreende pela simplicidade. Sua fachada é tão discreta que se você não prestar atenção vai passar direto. A casa tem forte inspiração asiática e trabalha muito bem como bar e restaurante. Não deixe de experimentar o Bloody Mary Samurai, servido em um pote de vidro com um tentáculo de polvo grelhado como decoração, é um drink que serve como lanche.

Entre os pratos principais, destaco o Tuna Tatari (Atum com molho Teriyaki), as Fajitas de Res al corte Ninja, os Tacos de Pork Belly e o tradicional Arroz Frito de la casa, imperdível.

La Bahia

O restaurante La Bahia fica no 6º andar do mais novo hotel de Havana o Ibero Star Packard. Seu nome é uma homenagem a vista da Baia de Havana, onde barcos espanhóis vindos do México, Peru e Caribe aportavam antes de partir para Espanha com as riquezas pilhadas.

A decoração é moderna e clean, contrastando muito bem com as antigas receitas cubanas, apresentadas de uma maneira mais elaborada. Ali você pode encontrar clássicos como o Ajiaco Criollo en desconstruccion e o Salsa Pero, prato típico da zona central do país elaborado com batatas e peixe.

O Arroz a La Cubana, tradicional na culinária da ilha, leva arroz branco cozido acompanhado de ovo frito, salsa criolla e banana madura envolta em bacon, já o Arroz con Pollo a La Chorrera é feito com arroz, frango criollo e chorizo cozidos na cerveja são dois ótimos representantes da categoria. Depois do almoço ou jantar dá pra aproveitar a vista da baia degustando um puro.

5 Sentidos

“Apostar por una cocina tipicamente cubana”. Este é o slogan do Paladar 5 Sentidos, apresentar pratos cubanos criativos e deliciosos. Para começar sugiro algumas opções como o Ceviche de Pargo, o Tartar de pescado Azul ou a Ensalada de pulpo tropical que leva polvo, alface, frutas tropicais e molho especial do chefe.

Os pratos principais mais pedidos são Conejo com matices ahumados, o coelho com especiarias defumadas ou Cordero estofado al vino tinto. Como sobremesa não deixe de experimentar a Esfera de guayaba, goiaba recheada de queijo e coberta com o próprio suco da fruta.

La Guarida

O La Guarida com certeza é o mais conhecido deles. Abriu suas portas em 14 de Julho de 1996 e ficou famosos por ter sido usado como locação para o filme Morango e Chocolate, único filme cubano a ter concorrido ao Oscar e receber ótimas críticas de jornais de diversos países. Para se ter uma ideia do seu sucesso, é praticamente impossível conseguir uma mesa com menos de dois meses de reserva.

Sua localização é em Centro Havana, num prédio de 1913, com pé direito de mais de 2 metros. A subida pelas longas e tortuosas escadarias até o terceiro andar é uma aventura fotográfica que será recompensada quando se chegar na mesa. O cardápio oferece pratos da mais moderna nova cozinha cubana, como Conejo a provenzal em caponata de olivas negras, o Cochinillo lechal confitado e reduccion naranja y mel e o Pollo assado em salsa de mel e limon.
No último andar, o prédio tem um bar que serve drinques a partir das 18h e vale a pena pela qualidade das receitas e pôr do sol espetacular.

San Cristobal

O restaurante sempre foi reconhecido como um ótimo Paladar, mas o que realmente o levou a fama foi a visita de Barack Obama e família em sua viagem à Cuba. Situado no térreo de uma mansão construída no começo do século XX, tem no comando da cozinha e do negócio o próprio dono, Carlos Valdés, que sempre circula pelo salão para ver como estão os pratos e o atendimento.
A decoração é um capítulo à parte: livros velhos empilhados pelo mobiliário antigo, fotos em branco e preto, placas de progaganda de metal presas na parede, coleção de relógios. Se você não estivesse em Havana, pareceria uma volta ao tempo.

O estilo de comida servida é o cubana-creoula, a exemplo do cerdo assado e lagostas, que ganha destaque na Canoa India de Lagosta (servida com molho bechamel e queijo derretido) e o Gran Plato del Mar (lagosta, peixe, camarões e purê de batatas). Para finalizar a casa sempre oferece um charuto e uma dose de rum.

ENDEREÇOS

5 SENTIDOS  – San Juan de Dios, 67, esq. a Compostela – Tel.: +53 7 8648699

DONA EUTIMIA – Callejon del Chorro # 60 – Tel: +53 7 8013332

EL RUM RUM DE LA HABANA – Calle Empedrado No. 256 Entre Cuba y Aguiar – Tel.: +53 7 8610806

JAMA – Calle Aguiar 361 Entre O’Reilly Y Empedrado – Tel.: +53 7 8642252

LA BAHIA – Iberostar Grand Packard – 51 Paseo de Martí – Tel.: +53 7 8232100

LA GUARIDA – 418 Concordia – Tel.: +53 7 8669047

SAN CRISTOBAL – Calle San Rafael, 469 – Tel.: +53 7 8679109

 

 

Anterior Da terra para o céu OS PLASENCIA
Próximo CHARUTOS E VINHOS

Sem comentário

Deixe uma resposta