Dicas para a realização de blindagem automotiva segura


blindagem automotiva

Segundo Glauco Splendore, clientes devem obter informações sobre certificações e materiais utilizados pelos prestadores do serviço.

Com os crescentes índices de violência e a busca, cada vez mais constante pela blindagem veicular no Brasil, é fundamental que os clientes estejam atentos a alguns aspectos antes de contratar o serviço. Para Glauco Splendore, especialista em segurança e blindagem de veículos, alguns cuidados importantes devem ser foco de atenção por parte dos consumidores antes da escolha da blindadora parceira.

Com mais de 160.000 veículos blindados, o Brasil é líder mundial no segmento, ultrapassando países tradicionais como Estados Unidos, Colômbia e México. Dados do Exército Brasileiro destacam que, somente em 2016, foram blindados mais de 18.000 veículos automotores em nosso País. “Os números confirmam a crescente sensação de insegurança e as medidas que a população tem encontrado para buscar maior proteção”, ressalta Splendore.

Segundo o especialista, para garantir a qualidade e a segurança da blindagem, é fundamental que os consumidores exijam as certificações das empresas fabricantes da matéria prima a serem aplicadas na blindagem, como vidro e manta. Ele informa que, para fabricar materiais à prova de bala, as empresas devem ter um título de registro, que está vinculado a uma série de testes homologados pelo Exército. “É crucial às pessoas que buscam este tipo de serviço, que façam a exigência de uma garantia de todos os produtos utilizados na blindagem, e saibam claramente qual o nível de proteção balística que está adquirindo”, alerta Glauco.

Existem várias proteções balísticas para blindagem. A mais utilizada no Brasil é o nível III-A, que protege contra praticamente todas as armas curtas de mão. “Este tipo de blindagem exige a anuência do Exército, com critérios rígidos para a sua liberação, sendo o mais praticado e indicado para veículos de uso civil”, afirma Splendore. Ele menciona, ainda, os níveis III e IV, que têm o seu uso restrito, com autorizações específicas para uso civil, por estarem vinculados a armas mais pesadas como fuzil, por exemplo.

Com o crescimento do mercado e a larga oferta de blindadoras atuando no segmento, os consumidores, muitas vezes, são seduzidos por preços e garantias que parecem bastante vantajosas, mas fique atento ao alerta: estamos falando de vidas. Não dá para obter preços significativamente mais baratos sem a perda de qualidade e, consequentemente, segurança. Não existe meio termo para esse tipo de serviço.

Todos os tipos de veículos podem ser blindados, porém Splendore não indica o procedimento em carros que tenham potência inferior a 150 cavalos, com motor até 1.4 turbo, pois serão adicionados, em média, 160 quilos ao peso normal do veículo. É uma recomendação importante, pois haveria, nesses casos, um sobrepeso que prejudicaria o desempenho do veículo.

Check-up da blindagem

Antes de blindar seu CARRO, busque obter da blindadora:

  • certificado de registro junto ao Exército Brasileiro;
  • certificado brasileiro junto à Polícia Civil;
  • verificação sobre os materiais utilizados – se também estão devidamente aprovados junto ao órgão fiscalizador;
  • saber quais as áreas do veículo receberão a blindagem. É indicado que contemple teto, vidros, colunas, atrás do banco traseiro (porta-objetos), caixas de rodas, portas, proteção entre o painel e o motor, maçanetas, por trás dos espelhos retrovisores e tanque de combustível;
  • preços: Se baixos, podem ser tentadores, mas a blindagem é um processo complexo e valores menores podem ser sinônimos de baixa qualidade (o custo médio e atual de uma blindagem é de R$ 60.000,00);
  • visitar a empresa e conhecer a sua estrutura e tecnologia utilizada, antes de fechar o negócio;
  • buscar referências sobre a empresa no mercado ou por meio de indicações;
  • saber sobre o tempo de manutenção da blindagem e seguir à risca essas visitas (o tempo médio de manutenção é a cada três meses).

O tempo médio de uma blindagem veicular é de até 20 dias. Apesar de não obrigatório, Splendore indica que a participação de curso de direção evasiva pode contribuir bastante para que os motoristas estejam preparados para evitar uma tentativa de assalto e suas consequências. “As pessoas que blindam seus veículos não gostariam, mas sabem que podem ser alvos de um tipo de crime. Em face disso, é importante aprender a como se comportar nessas situações e também, a conservar o automóvel.

Blindado não é tanque de guerra. É importante estar preparado para realizar a evasão do local”, conclui o especialista.

Anterior Por quê a blindagem de veículos cresce no Brasil?
Próximo Ponta dos Ganchos Resort, Santa Catarina: luxo e sofisticação da forma mais exclusiva

Sem comentário

Deixe uma resposta