PROCIGAR: O GIGANTE DOS FESTIVAIS


Minha primeira experiência no Festival da República Dominicana

Nestes últimos anos estive presente nos festivais da Nicarágua, Cuba e Brasil para aprender, de maneira aprofundada, o universo dos charutos e, assim, poder levar esse conhecimento e cultura aos nossos clientes e amigos. O único que não havia comparecido era o PROCIGAR, o famoso festival da República Dominicana, que ocorre anualmente em Santiago del Caballeros. Desde já, posso afirmar que é o melhor deles.

O PROCIGAR 2019 começou no dia 17 de fevereiro, quando desembarcaram aproximadamente 450 pessoas de mais de 20 países, todas ávidas para visitar as plantações, conhecer as fábricas, aproveitar os jantares, curtir as festas, saber os próximos lançamentos e, evidentemente, degustar muitos charutos.

Os dois primeiros dias foram para descansar, relaxar e entrar no clima das festividades que estavam por vir. Os participantes receberam um kit do festival com inúmeros souvenirs e mimos, destacando-se uma bela caixa umidora contendo 50 charutos das marcas patrocinadoras. Nos hospedamos no Hotel Casa del Campo, localizado em La Romana. Lá realizamos degustações e outras atividades, mas o foco era aproveitar o clima de piscina e praia. Como a programação era livre, alguns participantes decidiram jogar golf.

Mas foi em Santiago del Caballeros que o Festival começou para valer. No entardecer da terça-feira fomos ao cocktail de boas-vindas e tivemos uma noite super agradável ao ar livre, na piscina do Hotel Hodelpa Garden Court, onde estávamos hospedados.

O Festival é muito bem organizado. Ao adquirir o convite do PROCIGAR são oferecidas 6 opções de visitações. Escolhemos a opção que nos levaria, no primeiro dia, à plantação da Davidoff, no segundo, à fábrica da La Aurora e, no terceiro, à Tabacalera Palma. E assim seguimos nossa programação.

A beleza da plantação da Davidoff é um show à parte: a distância entre as plantas é milimetricamente calculada e o verde se espalha de forma uniforme até o final do horizonte, parecendo uma “plantação com borda infinita”. Todo o time da Davidoff nos recebeu para um café da manhã completo, acompanhado de um Davidoff 702 Series Aniversario Double R. Quando estávamos para acender o nosso charuto, Eladio Diáz, o lendário Master Blender, nos chamou em um canto e nos prestigiou com alguns charutos de sua coleção privada, dentre eles, um que está desenvolvendo apenas com folhas da região de Yamasa. Acendemos imediatamente. Não é preciso dizer que foi um dos melhores que já provei em minha vida.

Em seguida, Klaas Kelner continuou a programação apresentando as etapas da produção no campo. Desde a semente, passando pela colheita e terminando nas pacas, situadas em um enorme armazém com temperatura e umidade controladas para envelhecer as folhas por, no mínimo, 5 anos. Por volta das 13h, fomos almoçar e todos receberam uma Caixa Reserva Privada. Alguns privilegiados tiveram suas caixas autografadas por Hendrik Kelner, um dos fundadores da Davidoff.

 

De noite fomos à primeira das festas e, assim que chegamos, recebemos uma caixa contendo 10 charutos, um de cada fabricante; foi o jantar inaugural do Festival – em grande estilo –, com excelente comida, muita animação, uma competição de dança e o primeiro contato com os principais produtores.

Na manhã seguinte, saímos bem antes do grupo e nos dirigimos até a La Aurora, a mais antiga fábrica da República Dominicana, para encontrar Guillermo León Jimenes, proprietário e um dos maiores empresários do país, que nos recebeu para um bate-papo sobre a formação do Grupo León Jimenes e sobre charutos, assim como degustá-los de forma técnica, o que me possibilitou apreciar nuances e sabores que nunca tinha reparado. Depois disso, nos juntamos ao grupo e seguimos para a apresentação da fábrica e da produção. Por volta das 13h fomos almoçar e, em seguida, realizamos uma harmonização do charuto La Aurora 115 Anniversary Limited Edition com o Ron E. León Jimenes 110 Aniversario (envelhecido por 10 anos que obteve 97 pontos no Beverage Testing Institute). No palco a discussão deu-se entre Guillermo León e o lendário jogador de basquete Karl Malone, integrante do Hall of Fame da NBA e o segundo maior pontuador da história.

A segunda noite foi espetacular: era a festa chamada “White Dinner Party”, realizada no Monumento a los Héroes de la Restauración, localizado no alto da cidade, proporcionando uma vista de 360º de Santiago del Caballeros. Recebemos outra caixa com 10 charutos edições especiais, porém, como o nome da festa diz, o que realmente chama a atenção é o mar branco que se forma. Este é o único evento com permissão para utilizar o monumento.
No último dia, fomos conhecer a renomada Tabacalera Palma, famosa por produzir os charutos La Galera e inúmeras outras marcas prestigiadas. Seu proprietário é José Arnaldo Blanco III, a quarta geração de produtores de tabaco. Carinhosamente conhecido por Jochy, sua alegria é contagiante e logo se vê que se trata de uma pessoa que gosta daquilo que faz. Rapidamente me senti membro da família e comecei a fazer inúmeras perguntas até que ele resolveu me ensinar a fazer o meu próprio charuto. Senti a pressão, mas me saí bem. O charuto La Galera foi uma das maiores surpresas que tive no Festival, com sabores e aromas excepcionais e extremamente equilibrado, razões pelas quais foi considerado o “charuto favorito de 2017”, no Congresso Europeu de Charutos realizado na Bélgica.

Chegou o momento da tão esperada noite de gala, realizada no clube Centro Espanõl, com cerca de 800 pessoas. Na entrada já se notava que seria uma festa totalmente diferente, seja porque estavam presentes inúmeras personalidades, porque as pessoas estavam com trajes formais ou porque fomos presenteados com mais uma caixa de charutos. A grandiosidade estava no ar. Desta vez tinham 10 charutos no mínimo, para dizer assim, especiais, valendo destacar Davidoff Royal Release, La Aurora Preferidos Hors D’Age 2018, Arturo Fuente Opus X, La Galera 80th Anniversary Limited Edition, E.P. Carrillo Encore Majestic, La Flor Dominicana La Nox etc.

Quando foi anunciado o homenageado da noite, percebi o porquê de tudo isso. Era ninguém menos que Hendrik Kelner. No telão principal passou um vídeo de curta duração narrando sua história, suas conquistas, suas contribuições ao país e ao mundo dos charutos. Inúmeros produtores prestaram suas homenagens. Em seguida, iniciou o jantar, seguido de um grande leilão, com peças de artistas dominicanos, charutos raros e umidores exclusivos ou personalizados, como La Aurora Preferido Hors d’Age Humidor, Montecristo Megador Humidor, PDR Abe Flores Macassar Prometheus Special Edition Humidor, Davidoff Winston Churchill Collection e o cortador de ouro La Fleur d’Or by La Flor Dominicana. A festa foi madrugada adentro, numa verdadeira balada de despedida.

O principal diferencial dos Festivais PURO SABOR (Nicarágua) e PROCIGAR (República Dominicana) em relação ao HABANOS (Cuba), é o tour pelas fábricas e plantações repleto de explicações, assim como a oportunidade de estar lado a lado com os produtores. Essa proximidade é uma fonte de conhecimento incrível e toda vez que retorno aprimoro a maneira de degustar meus charutos. O cuidado e a paixão de cada família em seus charutos são claramente sentidos pelos participantes, imprimindo aos seus charutos suas características como tradição, sentimento de união, procura pela inovação, manutenção de produção artesanal, busca da perfeição, etc. Com certeza voltarei no próximo ano!

Anterior CHARUTOS E VINHOS
Próximo INOVAÇÃO COM EXCELÊNCIA: A NOVA ERA DA DANNEMANN

Sem comentário

Deixe uma resposta