Ouro Líquido


Foto: Divulgação/Pernod Ricard

Criado para ampliar o luxo e glamour da marca, o Cognac Cohiba tem história e tradição

Por Cesar Adames

Considerado por muitos um dos destilados mais antigos do mundo, sua produção inicia na cidade de Cognac, França por volta de 1300. A bebida tem uma história repleta de nobreza e sofisticação. Cognac é um tipo de Brandy, produto obtido pela destilação do vinho que tem uma graduação final de 40-60% de graduação alcoólica. Seu nome vem da indicação de procedência na região homônima da França.

Para sua produção são utilizadas variedades viníferas brancas como a Ugni Blanc, Folle Blanche e Colombard. Após a colheita das uvas, parte-se para o processo de vinificação, em que é extraído um vinho ácido e de baixo teor alcoólico. Os produtores de Cognac descobriram que destilando duas vezes esse líquido, ou seja, levando o vinho a ebulição e recuperando a parte da bebida com maior proporção de álcool seria possível obter uma bebida deliciosa.

Após a obtenção do “eaux de vie”, outro nome dado à bebida, o produto fica em repouso em barris de carvalho por anos e anos. Nesse período ele vai adquirindo uma cor âmbar e ganhando sabores obtidos pela maturação em madeira. Depois deste período de descanso o chefe de cada casa de Cognac dispõe de matéria-prima necessária para a elaboração de suas mesclas mantendo a consistência de cada marca através do tempo.

As variações de idades são apresentadas nos rótulos de cada Cognac, as mais comuns são a VS (Very Special), na qual a bebida mais jovem tem no mínimo dois anos de envelhecimento. VSOP (Very Special Old Pale), cuja a idade média do Cognac é de 12 a 20 anos e a bebida mais jovem tem no mínimo quatro anos de madeira e a X.O. (Extra Old) com idade media de 20 a 40 anos e mínimo seis anos por lei.

A marca Cohiba

Cohiba surpreendeu o mundo dos apreciadores de charutos em algum dia no ano de 1966. Seu nome se fez famoso com rapidez extraordinária a partir do registro da marca em 1969. Quando apareceu em 1982 nas melhores tabacarias do mundo, a marca já era conhecida como um Embaixador Extraordinário da nação, pois era oferecido como presente diplomático e era o charuto preferido de Fidel Castro.

O nome Cohiba vem da palavra que os índios denominavam aos rolos de folhas secas que fumavam. Atualmente a marca é considerada um ícone dentro das demais marcas elaboradas pela Habanos S.A.

Cohiba Cognac by Martell

Foto: Divulgação/Pernod Ricard

Por ser a marca ícone dos charutos cubanos, Cohiba ampliou sua gama de produtos e foi muito além dos charutos. A Habanos S.A. empresa que comercializa todas marcas de charutos cubanos percebeu que a ampliação de produtos seria uma excelente forma de divulgar ainda mais o produto e tornar os apreciadores em fãs.

Cognac foi a bebida escolhida para este novo projeto, pois tem anos de tradição e uma aceitação muito grande na Europa, onde o Rum cubano era apreciado mas não tinha tanto apelo comparado a marca Cohiba.

Para esta parceria foi escolhido a casa Bisquit, um pequeno produtor que elaborou um blend especial para o Cohiba Cognac, seu lançamento foi durante um evento em 1999 que antecedeu ao Festival del Habano. Atualmente a licença de produção da bebida está com a empresa Martell.

O Cohiba Cognac é produzido apenas com uvas provenientes da região de Grande Champagne, melhor região de Cognac. No copo tem uma cor Âmbar, seu aroma lembra frutas secas, amêndoas tostadas e grãos de café torrados. Em boca mantém o gosto de frutas secas e toque amadeirado.

Uma história com mais de 300 anos

A marca surge em 1715, quando o inglês Jean Martell muda para a região de Cognac, próximo ao Rio Charente na França e começa a produzir cognacs. Naquela época, a França começa a ver o mercado de luxo despontar com o nascimento das primeiras empresas do setor, que tinham algo em comum: o mais refinado trabalho artesanal e a busca pela perfeição. Jean estudou profundamente o processo de fabricação para atender a exigente monarquia francesa e seu estilo de vida luxuoso. Os frutos deste trabalho logo vieram quando conquistou clientes de prestígio como a Corte Austríaca, os czares russos, assim como a família real inglesa. Em 1721, a empresa exportava aproximadamente 200.000 litros de conhaque para a Inglaterra.

Com a morte de Jean em 1753, sua viúva Rachel e seus filhos, Jean e Frédéric, assumiram os negócios. Em 1775 Martell chega aos Estados Unidos e em 1868 na China e no Japão. Em 1912, Edouard Martell criou o Martell Cordon Bleu que viria a se tornar o carro chefe da marca. Em 1988 a família Fiorino-Martell vendeu a empresa para a canadense Seagram e em 2002, a MARTELL foi comprada pela francesa Pernod Ricard.

Santuário de Martell

É no centro da cidade de Cognac que fica o Château de Chanteloup, casa da família Martell e onde os Cognacs são produzidos desde 1838. O produtor oferece uma experiência única: uma visita guiada onde é possível acompanhar cada etapa de produção, passando pelos vinhedos, destilação e adega de envelhecimento. Para finalizar uma degustação acompanhada e comentada. No final ainda dá para passar na boutique da marca e fazer suas compras.

Martell Cohiba no Caruso lounge

“O Caruso Lounge já é uma embaixada Martell e super parceiros nossos, como não poderia ser diferente os escolhemos para lançar em primeira mão a edição limitada de Cohiba e Martell: o cognac perfeito para amantes de charuto. Uma combinação única, onde ambos criam uma aliança que atinge um nível de excelência único. Um produto edição limitada, cerca de 30 unidades vieram pro Brasil e priorizamos a Casa Caruso’’.

Foi com essas palavras que a embaixadora Vitória Sarro anúnciou a chegada do Cognac no Brasil, em um jantar exclusivo assinado pelo chef Rafa Leão, do restaurante Cutello Fire & Drink. O evento, que aconteceu no mês de maio, contou ainda com a presença da Família Schrürmann, e da designer de jóias Adriana Helal – que inclusive fez uma amostra de suas peças durante o dia – no restaurante do Caruso Lounge.

Para aqueles que não sabem, os Schürmanns foram os primeiros a navegar o mundo em um veleiro, sendo também uns dos pouquíssimos cidadãos brasileiros que já estiveram em alguns dos lugares mais remotos da Terra.
Durante o evento, os convidados apreciaram o Cognac Martell XO, enquanto a família encantava a todos com histórias de suas aventuras e contavam um pouco de seus próximos planos.

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